Jornal do Brasil

Terça-feira, 29 de Julho de 2014

Rio

Estado do Rio entra em alerta para transmissão da dengue

Agência Brasil

O estado do Rio de Janeiro está em alerta para transmissão do vírus da dengue, segundo informou nesta segunda-feira (17) a Secretaria Estadual de Saúde, com base nos dados mais recentes do Levantamento do Índice Rápido para o Aedes aegypti. A pesquisa foi feita em 65 cidades fluminenses, entre os dias 5 e 11 de janeiro.

De acordo com o levantamento, Macaé, na região Norte do estado, apresentou índice de infestação domiciliar considerado de alto risco, 4%, o que se traduz em 40 imóveis com foco do mosquito a cada mil. Um total de 40 municípios encontra-se em estado de alerta, com índices entre 1% e 3,9%. Entre esses está a cidade do Rio com 1,2%.

Os mais altos índices no estágio de alerta foram observados em Iguaba Grande (3,4%), Paraty e Miracema (ambas com 3,3%). As demais 24 cidades pesquisadas apresentaram taxas satisfatórias, com infestação pelo Aedes aegypti abaixo de 1%.

De acordo com a secretaria de Saúde, houve diminuição no número de municípios com índices de alto risco e alerta. Em janeiro de 2013, eram dois municípios em alto risco, enquanto que os em estágio de alerta somavam 46.

A secretaria anunciou a implantação de um prontuário eletrônico para auxiliar no atendimento a pessoas com dengue. Após inserir os dados do paciente no sistema, o programa avalia os sintomas e indica qual o melhor tratamento a ser seguido, inclusive, se for o caso, a necessidade de internação. 

Tags: Dengue, infestacao, mosquito, RJ, transmissor

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.