Nosso Cardeal Dom Orani: um homem de Deus
Sua simplicidade encanta a todos os fiéis
Dom Orani, um homem de Deus. É assim que consigo defini-lo de forma mais justa. Tributo prestado aquele que assumiu a missão de educar o Filho de Deus, o nosso grande Patriarca São José, que se tornou o maior educador de todos os tempos por receber a missão de educar o próprio Filho de Deus. Educar na simplicidade, humildade e paciência, essas três nobres virtudes que não pode faltar na vida de um pastor, não é missão tão fácil.
No entanto, Dom Orani consegue deixar de forma visível que é portado de tais virtudes , de forma muito natural. Antes de sua nomeação como Cardeal, sempre muito me edificou ,como sacerdote, o seu exemplo de um pastor virtuoso. E não foi o fato de seu nome estar incluído no Colégio Cardinalício que deixou de ser o que sempre foi, uma figura de um Pastor Cristo ou de Cristo Pastor.
Sua simplicidade encanta a todos os fiéis, pois permite que suas ovelhas o toque, chegue perto, fique ao lado sem vergonha, nem medo. Com tal virtude, esse bom pastor, consegue sentir o agradável aroma de suas ovelhas. E o que falar de sua humildade, que de forma tão edificante o torna esse homem tão grande? Não me refiro a grandeza física, pois isso é fácil de perceber, mas a grandeza espiritual, humana, solidária, fraterna e caritativa que brota dessa virtude indispensável em nosso pastoreio.
Só o humilde consegue perceber a dimensão mais profunda do estar aqui para servir e não para se servir. O Dom Orani, por meio dessa virtude, consegue ir para além de sua própria capacidade de está onde deseja, no meio do povo servindo incansavelmente. Mas todos conseguem alcançá-lo, pois Deus eleva e engrandece os humildes e cria pontes aonde os rios nos impede de ir. A Paciência, segundo Dom Bosco, também é uma virtude indispensável em nosso pastoreio. Ela abre caminho para os demais.
A palavra paciência, refere-se à capacidade que uma pessoa tem para suportar ou tolerar algo/alguém sem se enervar. Posto isto, uma pessoa paciente é aquela que não tende a ficar alterado. Ela está associada à calma ou à paz. Paciente é qualquer pessoa que sabe esperar e que seja capaz de levar as coisas com serenidade. Podemos encontrar também em Dom Orani essa terceira virtude, através de sua serenidade e sua capacidade de ser portador da calma e da paz.
Enfim, tenho os meus olhos voltados para esse referencial de Pastor e pai simples, humilde e paciente. Parabéns Dom Orani, pelo extraordinário homem de Deus que o senhor é para nós sacerdotes e para seu precioso rebanho.
Pe. Aldo de Souto Santos - Assessor Eclesiástico da Pastoral do Menor.