Jornal do Brasil

Sábado, 20 de Dezembro de 2014

Rio

Nosso Cardeal Dom Orani: um homem de Deus

Sua simplicidade encanta a todos os fiéis

Jornal do BrasilPe. Aldo de Souto Santos*

Dom Orani,  um homem de Deus. É assim que consigo defini-lo de forma mais justa. Tributo prestado aquele que assumiu a missão de educar o Filho de Deus, o nosso grande Patriarca São José, que se tornou o maior educador de todos os tempos por receber a missão de educar o próprio Filho de Deus. Educar na simplicidade, humildade e paciência, essas três nobres virtudes que não pode faltar na vida de um pastor,  não é missão tão fácil.

No entanto, Dom Orani consegue deixar de forma visível que  é portado de tais virtudes , de forma muito natural. Antes de sua nomeação como Cardeal, sempre muito me edificou ,como sacerdote,  o seu exemplo de um pastor virtuoso. E não foi o fato de seu nome estar incluído no Colégio Cardinalício que deixou de ser o que sempre foi,  uma figura de um Pastor Cristo ou de Cristo Pastor.

Sua simplicidade encanta a todos os fiéis, pois permite que suas ovelhas o toque, chegue perto, fique ao lado sem vergonha, nem medo. Com tal virtude, esse bom pastor, consegue sentir o agradável aroma de suas ovelhas.  E o que falar de sua humildade,  que de forma tão edificante o torna esse homem tão grande?  Não me refiro a grandeza física, pois isso é fácil de perceber, mas a grandeza espiritual, humana, solidária, fraterna e caritativa que brota dessa virtude indispensável em nosso pastoreio.

Só o humilde consegue perceber a dimensão mais profunda do estar  aqui para servir e não para se servir. O Dom Orani, por  meio dessa virtude,  consegue ir para além de sua própria capacidade de está onde deseja, no meio do povo servindo incansavelmente. Mas todos conseguem  alcançá-lo, pois Deus eleva e engrandece os humildes e cria pontes aonde os rios nos impede de ir.  A Paciência, segundo Dom Bosco, também  é uma virtude indispensável em nosso pastoreio. Ela abre caminho para os demais.

A palavra paciência, refere-se à capacidade que uma pessoa tem para suportar ou tolerar algo/alguém sem se enervar. Posto isto, uma pessoa paciente é aquela que não tende a ficar alterado. Ela está associada  à calma ou à paz. Paciente é qualquer pessoa que sabe esperar e que seja capaz de levar as coisas com serenidade. Podemos encontrar também em Dom Orani essa terceira virtude, através de sua serenidade e sua capacidade de ser portador da calma e da paz.

Enfim, tenho os meus olhos voltados para esse referencial de Pastor e pai simples, humilde e paciente.  Parabéns Dom Orani, pelo extraordinário homem de Deus que o senhor é para nós sacerdotes e para seu precioso rebanho. 

Pe. Aldo de Souto Santos - Assessor Eclesiástico da Pastoral do Menor.

Tags: à calma, associada, é qualquer, ela, está, ou à paz, paciente

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.