Jornal do Brasil

Domingo, 23 de Novembro de 2014

Rio

Metrô: estação Uruguai será inaugurada na segunda quinzena de março

Jornal do Brasil

Neste final de semana, o MetrôRio prosseguirá com a operação especial para agilizar os preparativos da inauguração da Estação Uruguai, prevista para a segunda quinzena de março. Um trem ligará as estações da Tijuca até a Estação Estácio, que será a terminal da Linha 1. No domingo, a Estação Saens Peña permanecerá fechada e a Linha 2 operará da Pavuna até General Osório. 

Sábado (15/02) 

Operação nas estações da Tijuca

A  Linha 1 funcionará entre General Osório e Estácio e um outro trem realizará serviço provisório entre as estações Estácio e Saens Peña. Para seguir viagem, os usuários deverão fazer a transferência na Estação Estácio, que servirá de terminal provisório. Devido à restrição operacional, que permite apenas uma composição operando esse serviço naquela área, o intervalo entre viagens no trecho entre Estácio e Saens Peña será de 16 minutos. 

Transferência entre linhas

A transferência entre as linhas 1 e 2 acontecerá na Estação Estácio.

Domingo (15/02)

Operação nas estações da Tijuca

A Estação Saens Peña permanecerá fechada durante todo o dia. A Linha 1 continuará operando até Estácio e o trem especial fará serviço até São Francisco Xavier. Ônibus do serviço Metrô Na Superfície farão a ligação entre Saens Peña e São Francisco Xavier, com intervalos de aproximadamente três minutos. As linhas de integração, que fazem ponto final na Saens Peña, terão seus itinerários estendidos até a Estação São Francisco Xavier. 

Transferência entre linhas

Excepcionalmente, a Linha 2 operará da Pavuna a General Osório. A Estação Central é a recomendada para a transferência.

Sobre a Estação Uruguai 

A estação é a quarta situada na Tijuca e terá 300 metros de plataforma e sete mil metros quadrados de área escavada. Serão cinco acessos: um na Rua Dona Delfina, dois na Rua Itacuruçá e dois acessos na Rua Conde de Bonfim, sendo um na calçada sentido Praça Saens Peña e outro no sentido Usina. 

Para sua construção, aproveitou-se o trecho já escavado conhecido como Rabicho da Tijuca. A estação terá 10 escadas rolantes; seis elevadores (quatro no nível rua/mezanino e dois no nível mezanino/plataforma, estes últimos exclusivos para pessoas com deficiência), além de piso podotátil para deficientes visuais.

Tags: Estação, inauguração, Metrô, Rio, Transportes

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.