ASSINE
search button

Fábio Raposo concorda em ajudar a fazer retrato falado de suspeito

Compartilhar

O tatuador Fábio Raposo concordou em ajudar a policia a identificar a pessoa que acendeu o artefato que feriu o cinegrafista da Rede Bandeirantes de Televisão Santiago Andrade, embora assegure que o suspeito não pertence ao seu círculo de amizade. A informação foi dada pelo delegado titular da 17ª Delegacia Policial (DP) de São Cristóvão, Maurício Luciano.  “Ele disse que conhece de vista, de outras manifestações, o outro envolvido. Ele ajudará na confecção do retrato falado “, acrescentou o delegado.

Segundos antes de o estudante universitário Fábio Raposo, de 22 anos, ser encaminhado à Casa de Custódia Patrícia Acioli, em São Gonçalo, na região metropolitana do Rio, um grupo de manifestantes agrediu a imprensa diante da  17ª DP.

Fábio foi preso hoje (9) de manhã na casa dos pais, no Recreio dos Bandeirantes, zona oeste da cidade, depois de ser indiciado como coautor do atentado a bomba que atingiu com gravidade o cinegrafista, quando ele cobria uma manifestação contra o aumento da passagem de ônibus na Central do Brasil, no último dia 6.

Ao serem filmados pela imprensa, os manifestantes iniciaram um bate-boca com os cinegrafistas de vários veículos que faziam a cobertura. Houve ofensas de ambos os lados. Um dos manifestantes, Alexis, de 19 anos,  teria gritado “tomara que vocês sejam os próximos”, numa alusão ao cinegrafista Santiago. Outro cinegrafista, Leandro Luna, da mesma emissora, disse então ter perdido o controle e agredido o rapaz com a câmera. Ambos prestaram depoimento na delegacia. Alexis vai responder por ameaça, e Luna por agressão. O Departamento Jurídico da Band foi acionado para defender o profissional.

A manifestante Elisa Sininho disse que o grupo foi até a delegacia prestar solidariedade a Fábio Raposo, que os ativistas conhecem de outras manifestações, entre as quais os movimentos Ocupa Câmara e Ocupa Cabral. Elisa informou que foi oferecer ajuda a Fábio se ele precisasse recorrer aos advogados da Ordem dos Advogados do Brasil - seção Rio de Janeiro (OAB-RJ), que atendem gratuitamente aos participantes de movimentos populares, ou à Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa, presidida pelo deputado Marcelo Freixo (PSOL-RJ). Ela confirmou ser uma militante, mas assegurou que não pertence a nenhum organização específica.

Outra manifestante, Nina Barrios, de 19 anos, estudante do terceiro ano do ensino médio, explicou que foi ao local com outros ativistas, para “tentar entender o que estava ocorrendo”. Disse conhecer Fábio Raposo  de outros movimentos populares e o definiu como uma pessoa muito tranquila. “Fiquei chocada com o que aconteceu. Não faz sentido”, comentou a jovem, que negou também pertencer ao grupo conhecido como black bloc.

Sobre o tumulto envolvendo manifestantes e a imprensa em frente à 17ª DP, Nina disse que estavam fugindo das câmeras, foram perseguidos pelos cinegrafistas ao atravessar a rua  e reagiram quando foram chamados de assassinos e vândalos. Ela chegou a ser detida em uma das manifestações da qual participou, mas não foi indiciada, esclareceu.

Na avaliação do cinegrafista Leandro Luna, ele apenas reagiu às provocações dos manifestantes. De acordo com informação da assessoria de imprensa da Secretaria Municipal de Saúde, Santiago Andrade permanece em coma induzido no Centro de Terapia Intensiva do Hospital Municipal Souza Aguiar e seu quadro continua bastante grave.