Jornal do Brasil

Terça-feira, 2 de Setembro de 2014

Rio

Dom Orani Tempesta: Grata e merecida surpresa

Jornal do Brasil

A Igreja do Brasil, de modo particular a do Rio de Janeiro, se sentiu honrada por ter o nome de um bispo brasileiro na lista dos dezenove novos cardeais, lida pelo Papa Francisco no "Angelus", na Praça de São Pedro; e nesta figurava o nome de Dom Orani Tempesta, nosso Arcebispo do Rio de Janeiro. Foi uma grata e merecida surpresa para todos nós membros desta Arquidiocese, e uma especial deferência à pessoa de nosso pastor Dom Orani. Como ele mesmo ressaltou em várias entrevistas aos meios de comunicação.

Dom Pedro Cunha Cruz
Dom Pedro Cunha Cruz

Dentre muitas virtudes que podemos descrever de Dom Orani, se destaca aquela de um pastor incansável e inteiramente dedicado ao pastoreio do rebanho carioca que o Senhor lhe confiou. A sua trajetória episcopal sempre teve esta marca. Basta olharmos para o seu lema "Ut Omnes Unum Sint" para entendermos a figura de um pastor, pai, amigo, irmão e de caráter profundamente conciliador.

A atitude de abertura na verdade e no amor, caracteriza o homem de diálogo constante com os cristãos, não cristãos e todos os seguimentos sociais e culturais; como temos observado nestes anos de exercício do seu ministério entre nós. Seu merecido cardinalato será, sem sombra de dúvida, um grande bem para a Igreja universal e particular do Rio.

Que Maria, a Mãe da Evangelização, mantenha o entusiasmo e o ardor de nosso cardeal pastor, pautados no anúncio de Cristo a todos os irmãos e irmãs.

*Dom Pedro Cunha Cruz é Bispo Auxiliar da Arquidiocese do Rio de Janeiro

Tags: a mãe da evangelização, e o ardor de, mantenha, Maria, nosso cardeal, o entusiasmo, que

Compartilhe:

Comentários

1 comentário
  • Marcio Oliveira

    Ameém.

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.