Jornal do Brasil

Terça-feira, 2 de Setembro de 2014

Rio

Alunos da rede pública têm o benefício em passagem estendido a partir de segunda

Universitários de baixa renda devem se cadastrar a partir do dia 10 de fevereiro

Jornal do Brasil

A prefeitura do Rio de Janeiro informou neste sábado (1/2), que a partir de segunda-feira (3), os alunos dos ensinos fundamental e médio da rede pública, universitários cotistas e do Programa Universidade para Todos (ProUni) passarão a ter direto a 76 viagens de ônibus mensais e gratuitas. O decreto do prefeito Eduardo Paes foi publicado no Diário Oficial na última quinta-feira (30). Segundo a publicação, o benefício é automático para quem já tem o RioCard, sem necessidade de recadastro, mas o uso do cartão eletrônico não dispensa a necessidade de uniforme, em dias úteis, no caso dos estudantes.

O benefício não é cumulativo e dá direito ao máximo de quatro viagens por dia, incluindo fins de mana e feriados. Anteriormente, os alunos beneficiados tinham somente direito a 60 viagens por mês para serem utilizadas apenas em dias úteis. Os universitários dos programas do governo federal de cotas ou Universidade para Todos, que pagam meia passagem,  agora têm direito à gratuidade integral, receberão, a cada ano letivo, cartões eletrônicos contendo créditos de viagens de Bilhete Único Carioca (BUC). Antes do decreto, os universitários beneficiados podiam fazer 60 viagens mensais, exclusivamente nos dias úteis.

Já os universitários com renda familiar per capita de até um salário mínimo que, pelo decreto, agora também têm direito à gratuidade integral, devem dirigir-se às agências do RioCard da cidade do Rio de Janeiro, a partir do dia 10 de fevereiro, para efetuarem o cadastro. Neste caso, será preciso apresentar a comprovação de matrícula e renda. Os estudantes podem utilizar declaração de imposto de renda, contracheque atualizado dos responsáveis legais ou “autodeclaração” com assinatura de termo específico.

Tags: decreto, eduardo, onibus, Paes, viagens

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.