Jornal do Brasil

Sexta-feira, 25 de Abril de 2014

Rio

MEC pode decidir nesta semana se fecha Universidade Gama Filho

Portal Terra

O Ministério da Educação pode decidir nesta semana se descredencia a Universidade Gama Filho, do Rio de Janeiro, que sofre problemas administrativos, como atrasos no pagamento de professores. O MEC criou uma comissão externa na semana passada para avaliar a situação da instituição de ensino, depois que estudantes pediram uma intervenção federal na universidade.

“Eles assinaram compromissos com o MEC e eles sabem que se não cumprirem nós descredenciaremos a universidade. Eles não cumpriram alguns acordos fundamentais como não pagar o salario em dia dos professores. Por isso nós suspendemos o vestibular”, disse o ministro da Educação, Aloizio Mercadante.

“Eu diria que ao longo dessa semana, o mais breve, nós tomaremos a decisão. E se ela for descredenciada nós faremos a transferência assistida dos estudantes e faremos uma proposta específica para os professores”, acrescentou.

Caso o MEC decida pelo descredenciamento, o governo poderá abrir um edital para que outras universidades privadas se candidatem para receber os alunos.

Na quinta-feira passada, estudantes da Gama Filho foram para a frente do Palácio do Planalto, em Brasília, para pedir uma solução com a crise na gestão administrativa e acadêmica da instituição. Dois dias antes, os acadêmicos ocuparam o auditório do prédio do MEC e foram recebidos pelo ministro Aloizio Mercadante.

Tags: crise, educação, Ministério, Rio, universidades

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.