ASSINE
search button

Grupo Galileo repudia fechamento da Gama Filho e UniverCidade

Compartilhar

O Grupo Galileo, controlador das universidades Gama Filho e UniverCidade, divulgou nota de repúdio ao fechamento das duas instituições. Segundo a nota, "trata-se de uma decisão injusta e arbitrária do Ministério da Educação, que leva o caos a duas das mais tradicionais e respeitadas instituições de ensino superior do Rio de Janeiro". 

Ainda de acordo com a nota, a Galileo Educacional já havia apresentado um projeto de reestruturação junto ao MEC, contemplando a retomada das atividades e a regularização dos salários dos professores e funcionários.

Veja a nota:

COMUNICADO GRUPO GALILEO

1. A Galileo Educacional vem a público manifestar seu repúdio ao descredenciamento da Universidade Gama Filho (UGF) e do Centro Universitário da Cidade (UniverCidade).

2. Trata-se de uma decisão injusta e arbitrária, que leva o caos a duas das mais tradicionais e respeitadas instituições de ensino superior do Rio de Janeiro.

3. A Galileo Educacional já havia apresentado um amplo projeto de reestruturação junto ao MEC, contemplando a retomada das atividades acadêmicas e regularização dos salários de professores e funcionários.

4. A decisão do MEC viola, entre outros princípios constitucionais, o principio da isonomia, uma vez que outras instituições de ensino superior passam por situação similar de dificuldade financeira e não foram descredenciadas.

5. O patrimônio imobiliário do grupo é superior aos passivos financeiro, fiscal e trabalhista das duas instituições.

6. O descredenciamento põe em risco o emprego de 1.600 professores e cerca de mil funcionários administrativos, além de comprometer o futuro de milhares de estudantes.

7. A direção do grupo vai recorrer da decisão junto ao próprio MEC, além de acionar as instâncias judiciais cabíveis.