Jornal do Brasil

Quinta-feira, 30 de Outubro de 2014

Rio

Banco de leite humano pede doações com urgência, no Rio

Estoque da instituição, vinculada ao Ministério da Saúde, caiu 40%, devido ao período de férias

Agência Brasil

O banco de leite do Instituto Fernandes Figueira, no Rio de Janeiro, pede doações de mães lactantes urgentemente. Por causa do período de férias, o estoque da instituição, vinculada ao Ministério da Saúde, caiu 40%, o que significa cerca de 1.110 mamadas a menos.

O leite doado pelas mães ao Fernandes Figueira alimenta bebês prematuros ou de baixo peso, internados em UTI neonatais, ou que fazem tratamento no instituto, referência nesse atendimento.

Leite doado pelas mães alimenta bebês prematuros ou de baixo peso, internados ou que fazem tratamento no instituto
Leite doado pelas mães alimenta bebês prematuros ou de baixo peso, internados ou que fazem tratamento no instituto

Com a queda das doações no período de festas de fim de ano e de férias, quando muitas doadoras viajam, os bebês do Fernandes Figueira acabam sendo alimentados com uma fórmula especial, mas não tão saudável quanto o leite materno, diz a coordenadora do programa, Daniele Silva. Ela pede ajuda das mães cariocas para reabastecer o estoque da instituição.

“A mãe que doa ajuda a salvar vidas de bebês que estão com algum problema, alguma patologia. Se ela [a mãe], tem um bebê saudável em casa, deve pensar que está ajudando bebês a serem tão saudáveis quanto seu próprio filho”, disse Daniele, em entrevista à Rádio Nacional do Rio.

Segundo Daniele, a doação de leite também traz benefícios para a mulher, que pode evitar inflamação no bico dos seios, a chamada de mastite. “Quando a mãe produz muito leite, e o bebê não mama, ela pode ter uma inflação. Quanto mais tirar [o leite], menor a possibilidade de ter.”

Para fazer uma doação, a mãe não precisa sair de casa. Basta contatar o banco de leite pelo telefone 08000-268877. Uma equipe esclarecerá sobre o procedimentos para a coleta, que pode ser feita em potes simples, sobre a armazenagem, no freezer, e marcar o dia de buscar o leite na casa da doadora.

Tags: banco, doação, humano, leite, Rio

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.