Jornal do Brasil

Sábado, 2 de Agosto de 2014

Rio

Rio de Janeiro tem mais um dia de forte calor

Agência Brasil

Rio de Janeiro – A capital fluminense continua sob forte calor, com temperaturas altas em toda a cidade e em várias regiões do estado. Nesta quinta-feira (9), a máxima atingiu 37,1 graus Celsius (ºC) em Santa Cruz, bairro da zona oeste, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Os níveis de incidência de raios ultravioleta (IUV) também atingiram índices extremos na tarde de hoje.

Segundo a meteorologista Marlene Leal, não há previsão de mudança do tempo porque uma massa de ar quente bloqueia a entrada de frentes frias no estado. "As frentes frias não estão conseguindo chegar por causa da massa de ar quente, que está predominando em parte das regiões Nordeste, Centro-Oeste e Sul, e em todo o Sudeste. Como a umidade, em momento algum, é tão alta para que haja evaporação, embora tenha radiação solar, ela não chega a ser tão alta para evaporar e formar nuvens. Por isso nem as chuvas típicas de verão estão ocorrendo", explicou.

Os elevados níveis de raios ultravioleta (IUV) trazem preocupação. Segundo o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe-Cptec), os raios prejudicam a saúde e podem provocar envelhecimento precoce do tecido e até câncer de pele por causa do efeito cumulativo.

Para o fim de semana, o forte calor deve predominar e chuvas fracas e rápidas podem atingir o centro-sul fluminense e a região serrana. Tanto na capital como no estado, a temperatura entre amanhã (10) e domingo (12) pode chegar aos 38 °C graus.

Tags: orla, praia, Rio, temperatura, verão

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.