Jornal do Brasil

Sexta-feira, 24 de Outubro de 2014

Rio

Metrô: segundo túnel da Linha 4 entre São Conrado e Barra é totalmente escavado 

Jornal do Brasil

As escavações do segundo túnel da Linha 4 do Metrô (Barra da Tijuca-Ipanema) entre São Conrado e Barra da Tijuca foram concluídas na manhã desta quarta-feira (09/01), com a detonação do último trecho de rocha neste sentido. O encontro do primeiro túnel, que segue da Barra para São Conrado, já tinha sido feito no dia 9 de dezembro de 2013. Com 5 Km de extensão, este é o maior bitúnel entre estações metroviárias do mundo. 

O trabalho de escavação do bitúnel foi iniciado em setembro de 2010. A via conectará as duas estações de maior demanda: Jardim Oceânico, com 91 mil passageiros por dia, e São Conrado, com 61 mil. A partir do primeiro semestre de 2016, quando a Linha 4 do Metrô entrará em operação, a viagem entre essas duas estações será feita em menos de 6 minutos. Já o trajeto Barra-Ipanema levará apenas 15 minutos. 

O bitúnel passa por dentro do maciço rochoso. Por isso, o Consórcio Construtor Rio Barra, responsável pelas obras entre Barra e Gávea, adotou a metodologia New Austrian Tunnelling Method (NATM) - Drill and Blast para construí-lo. O NATM consiste em detonações controladas e é o método mais adequado para escavação em rocha. Até o momento, já foram escavados mais de 6 mil metros de túneis para a passagem dos trens entre a Barra e a Gávea. 

Tags: conclusão, Metrô, obra, trecho, zona sul

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.