Jornal do Brasil

Quinta-feira, 17 de Abril de 2014

Rio

Dez praias da Barra e Zona Sul do Rio estão próprias para banho

Jornal do Brasil

O boletim de balneabilidade do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), divulgado nesta sexta-feira (03/01) traz 10 praias próprias para o banho neste final de semana na Barra e Zona Sul do Rio, incluindo as praias de Ipanema e do Arpoador, alvo de preocupação dos banhistas por causa do mau cheiro, e do Leme, onde foi avistada uma mancha na água durante o feriado de Ano Novo. Além da coleta para avaliação da balneabilidade, nestes dois locais foram realizados exames para identificação dos problemas apontados pelos banhistas.

Na praia do Leme, a mancha foi decorrente de uma floração da microalga Tetraselmis sp, que dá uma coloração acastanhada à água, também observada em diversos locais do litoral. Esta microalga não produz toxinas e não oferece risco à saúde dos banhistas. Florações de algas são comuns no verão e resultam de fatores como temperatura e insolação muito elevadas, combinadas com mar calmo e nutrientes na água.  

Em Ipanema e Arpoador, as análises indicaram que não houve qualquer despejo de esgoto na água, tendo em vista os resultados de coliformes fecais encontrados. Como também foi verificada a presença da microalga Tetraselmis sp, o mau cheiro observado pode ter sido decorrente da decomposição das algas, associada aos resíduos resultantes da frequência elevada da praia nos últimos dias.

O Inea faz duas coletas de água por semana para avaliação da balneabilidade das praias, feita de acordo com a Resolução 274/2000 do Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama). A praia é considerada própria ou não para o banho de acordo com a quantidade de coliformes fecais. Além disso, a Gerência de Qualidade da Água do Inea faz coletas suplementares sempre que há ocorrência de manchas ou outras condições foram do comum nas praias.

O boletim de balneabilidade desta sexta-feira (03/01) traz como próprias para o banho as praias de Grumari, Prainha, Pontal de Sernambetiba, Recreio, Barra da Tijuca, Ipanema, Arpoador, Copacabana, Leme e Vermelha. Não estão recomendadas as praias de Barra de Guaratiba, Quebra-mar até Pepê, Pepino, São Conrado, Leblon, Diabo, Urca, Botafogo e Flamengo.

Na Ilha de Paquetá, somente a praia da Ribeira está própria para o banho.

Em Niterói, seis praias estão próprias: Adão, Piratininga, Sossego, Camboinhas, Itaipu e Itacoatiara. Não estão recomendadas as praias de Gragoatá, Boa Viagem, Flechas, Icaraí, São Francisco, Charitas, Jurujuba e Eva.

Tags: AMBIENTE, banhistas, instituto, praias, recomendação

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.