Jornal do Brasil

Sábado, 19 de Abril de 2014

Rio

'El País' critica serviços e diz que Rio não está preparado para turistas

Jornal do Brasil

As falhas na prestação de serviços no Rio de Janeiro foram abordadas pelo jornal El País em reportagem intitulada Rio, amá-lo ou odiá-lo. De acordo com o jornal, o Rio provoca “reações extremas”, já que possui uma “sofisticação natural”, embora não esteja preparado para receber turistas.

El País critica os caminhos básicos percorridos por alguém que vai conhecer a cidade, começando pelo táxi. Segundo a matéria, uma corrida para um turista custa, em média, 200 reais ou 85 dólares, dependendo do poder de barganha do visitante ou a vontade do condutor.

O texto também aponta a desigualdade da cidade, já que apenas atravessando o túnel Rebouças, há a oportunidade de verificar as diferenças entre a zona norte e a zona sul.

A matéria lembra que o governo do Brasil está se esforçando para melhorar os serviços da cidade para receber eventos como a Copa do Mundo e as Olimpíadas. O sistema de transporte público, segundo o jornal, avança com a criação da linha 4 do metrô, além da implantação dos corredores de ônibus que tornam a viagem mais rápida.

No entanto, a matéria aponta outros problemas, como o “déficit crônico” de hotéis no Rio. De acordo com o texto, hoje a cidade oferece em torno de 34.000 quartos e se a oferta é pequena, o preço aumenta.

As UPPs também foram alvo de crítica, embora, segundo o texto, tenham sido uma “estratégia plausível”: hoje, após mais de 200 favelas possuírem uma unidade pacificadora, o nível de criminalidade diminuiu, mas, nos últimos meses, houve um pico de violência.

O jornal conclui realçando que o Rio de Janeiro é muito mais do que uma “lista de tarefas” para o visitante e vai além do Cristo Redentor, Pão de Açúcar e Maracanã. A cidade está, por exemplo, em um café no Parque Lage, em uma exposição no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), em caminhadas por Santa Teresa e visitas ao Vidigal.

Tags: Copa, olimpíadas, Rio, serviços, turismo

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.