Jornal do Brasil

Quinta-feira, 24 de Abril de 2014

Rio

Temporal fecha linhas de trem e estações do metrô no Rio

Portal Terra

O temporal que caiu na madrugada desta quarta-feira no Rio de Janeiro obrigou a Supervia, concessionária que administra o sistema de trens urbanos da região metropolitana, a fechar dois importantes ramais por volta das 6h, segundo informou o Centro de Operações da prefeitura.

No início da manhã, passageiros dos ramais Saracuruna e Belford Roxo ficaram sem transporte por causa da forte chuva. A SuperVia não informou se colocaria algum plano de emergência em ação.

Por volta das 8h, a administração do metrô carioca informou que as estações Pavuna e Colégio também foram fechadas, na Linha 2.

Madrugada chuvosa

A forte chuva que cai no Rio de Janeiro desde a noite de terça-feira provoca transtornos em vários pontos da cidade, segundo o Centro de Operações da Prefeitura. Às 3h50, toda a cidade entrou em estágio de atenção por causa de novas nuvens que se deslocaram em direção ao município. O Estágio de Atenção é o segundo nível em uma escala de quatro e significa chuva moderada, ocasionalmente forte, nas próximas horas.

Devido ao elevado índice acumulado de chuva registrado na região de Vaz Lobo, zona norte, foi acionado o Sistema de Alerta e Alarme Comunitário. As sirenes soaram às 4h50, pedindo para moradores deixassem suas casas e se dirigissem a pontos de apoio pré-estabelecidos em treinamentos.

Segundo a prefeitura, um dos protocolos de acionamento dos equipamentos consiste no registro de 40 mm de chuva em uma hora, o que pode deixar a encosta vulnerável a deslizamentos. Na comunidade do Sapê, choveu 45,0 mm.

Em Irajá, chovia muito forte por volta das 4h. No horário, foi registrado o acúmulo de 18 mm em 15 minutos.

Ainda no final da madrugada a Bacia de Jacarepaguá e a Baía de Guanabara entraram em estágio de alerta, que Alerta é o terceiro nível em uma escala de quatro e significa chuva forte nas próximas horas, podendo causar alagamentos e deslizamentos isolados.

Tags: alagamento, chuva, congestionamento, Rio, via

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.