Jornal do Brasil

Sexta-feira, 18 de Abril de 2014

Rio

Sirenes do Sistema de Alerta e Alarme das comunidades são desligadas 

Nas últimas horas, houve 119 desabamentos e deslizamentos na cidade do Rio 

Jornal do Brasil

O Centro de Operações da Prefeitura do Rio informa que devido ao elevado índice de chuvas registrado nas últimas horas, principalmente na Zona Norte e em Jacarepaguá, foi acionado, de forma preventiva, o Sistema de Alerta e Alarme Comunitário da Prefeitura do Rio. As sirenes de 49 comunidades foram disparadas a partir das 4h55 e os moradores orientados por agentes comunitários e da Defesa Civil a se dirigirem aos pontos de apoio. Um dos protocolos de acionamento dos equipamentos consiste no registro de 40 mm de chuva em uma hora, o que pode deixar a encosta vulnerável a deslizamentos. Por volta das 12h20, todas as sirenes foram desligadas e os moradores já retornaram para suas casas em segurança. Nas últimas 12 horas, foram registradas 213 ocorrências, sendo 119 por desabamentos e deslizamentos. A região mais atingida foi a Zona Norte da cidade.

As sirenes acionadas foram as seguintes: Adeus, Alemão, Andaraí, Baiana, Barão, Barro Vermelho, Cachoeira Grande, Cachoeirinha, Caixa d'água, Caracol, Cariri, Comandante Luis Souto, Cotia, Dona Francisca, Engenho da Rainha, Espirito Santo, Frei Gaspar, Guaíba. Ignácio Dias, Joaquim de Queiroz, Juramento, Lauderine Freire, Macacos, Matriz, Morro da Fé, Morro do Céu, Nossa Senhora da Guia, Nova Brasília, Nova Divinéia, Palmeiras, Parque Alvorada, Parque Nova Maracá, Parque Proletário, Grotão, Parque Silva Vale, Parque Vila Isabel, Pianco, Pretos Forros, Queto, Quiririm, Rua Brício de Moraes, Santa Terezinha, Sapê, Sereno, Tuiuti, Telégrafos, Vila Cabuçu, Vila José de Anchieta e Vila Pequiri.

As bacias de Jacarepaguá e da Baía de Guanabara retornaram para o Estágio de Atenção, às 11h10, é o segundo nível em uma escala de quatro e significa previsão de ocorrência de chuva moderada, ocasionalmente forte nas próximas horas.

Tags: alagamentos, bairros, cidade, Rio, Temporal

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.