Jornal do Brasil

Quinta-feira, 24 de Abril de 2014

Rio

Cabral assume papel de secretário de Segurança e defende uso de helicóptero

O que está havendo com o secretário José Mariano Beltrame?

Jornal do Brasil

O governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral (PMDB), assumiu o papel de secretário de Segurança e justificou o uso do helicóptero oficial para deslocamentos com a família para a casa de veraneio, em Mangaratiba, no litoral fluminense. Segundo Cabral, a aeronave é utilizada "por questão de segurança". "Infelizmente, o fato de ser governador me impõe para enfrentar a segurança pública, a marginalidade, o tráfico de drogas", disse. O que está havendo com  o secretário José Mariano Beltrame?

Reportagem do UOL mostrou nesta terça que o peemedebista continua a usar helicópteros do Estado em viagens de lazer. De acordo com relatórios oficiais, ele viajou com a mulher, Adriana Ancelmo, dois filhos e babá em cinco domingos consecutivos entre 13 de outubro e 10 de novembro.

A Secretaria da Casa Civil divulga em seu site o roteiro de todas as viagens feitas com as aeronaves. A medida está prevista no decreto 44.310, publicado em agosto deste ano, após Cabral ser pressionado por fazer uso do helicóptero oficial para propósitos pessoais.

Segundo o registro feito pela Casa Civil, após a publicação do decreto que estabeleceu regras mais rígidas para o uso das aeronaves oficiais, Cabral passou mais de um mês sem fazer viagens entre o Rio de Janeiro e Mangaratiba. O primeiro registro ocorreu no dia 29 de setembro. Naquele domingo, Cabral desembarcou às 8h28 no heliponto da Lagoa, na zona sul do Rio de Janeiro, acompanhado de um de seus assessores, em um voo oriundo de sua casa de praia. O motivo da viagem divulgado foi para que o governador comparecesse à inauguração da Cidade da Polícia.

No domingo seguinte, Cabral novamente viajou de Mangaratiba ao Rio de Janeiro, também na companhia de um assessor. Na ocasião, a viagem tinha como objetivo acompanhar a ocupação policial no Complexo de Lins, na zona norte do Rio.

A partir do dia 11 de outubro e em todo o mês de novembro, segundo consta no site da Casa Civil, Cabral fez uso da aeronave oficial em todos os fins de semana, tendo como destino Mangaratiba. Em todas as ocasiões, Cabral seguia sozinho do Rio em direção a Mangaratiba, retornando na companhia de sua família e de uma empregada da casa. A única exceção foi no feriado da Proclamação da República, entre 14 e 17 de novembro, quando o governador foi para a casa de praia acompanhado de seu vice, Luiz Fernando Pezão. Não há registros de viagens em dezembro até o momento.

Tags: aeronave, cabral, diário, mangaratiba, uso

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.