Jornal do Brasil

Quarta-feira, 23 de Abril de 2014

Rio

Metrô do Rio é uma vergonha e não atende à população

Falta de investimento impede ampliação das linhas

Jornal do Brasil

Circula nas redes sociais uma comparação das linhas do Metrô do Rio de Janeiro e de Xangai, na China, a partir de 1993. Nessa data,a cidade chinesa ainda não tinha esse tipo de transporte enquanto que o Metrô do Rio já funcionava desde 1979. 

Hoje, Xangai possui 439 km ao longo de 15 linhas e mais 3 planejadas até 2020. Em 2012 transportou 6,7 milhões de passageiros por dia. Já os cariocas contam com apenas 40.9 Km de extensão, 640 mil passageiros por dia (2011) e 18 estações.

Os mapas mostram a evolução do Metrô do Rio e de Xangai, na China
Os mapas mostram a evolução do Metrô do Rio e de Xangai, na China

Para amenizar essa situação vergonhosa, foi implantado o sistema de integração com ônibus e barcas, que não atende à população devido à falta de investimentos do Metrô. A passagem comprada em ônibus e barcas não é aceita em todas as estações do Metrô, o que obriga as pessoas a embarcar apenas nas estações que a concessionária determina. 

Questionada, a concessionária do Metrô Rio respondeu que “estes bilhetes só permitem a entrada na estação de conexão, caso queira entrar em outra o sistema não aceita”. Ou seja, a população que trate de se adequar ao que a concessionária quer e não o contrário. Não seria então o caso de suspender a concessão por não atendimento à população?

Em nota, a concessionária MetroRio confirmou que realmente não aceita o bilhete de passagem comprado nos ônibus em estações que não são consideradas pontos de integração. Veja abaixo a nota da MetroRio:

"O MetrôRio informa que oferece aos seus usuários 13 opções de ônibus Metrô - Integração Expressa, partindo das Estações Botafogo, Cardeal Arcoverde, Largo do Machado, Estácio, São Francisco Xavier, Saens Peña e Nova América/Del Castilho. O bilhete Metrô - Integração não é aceito para o embarque fora dos pontos de integração. Esta informação está no nosso site, www.metrorio.com.br. Qualquer dúvida, nosso SAC também está à disposição. O telefone é o 0800-595-1111".

Tags: Barça, concessionária, falta de investimentos, linhas, metro do rio, onibus, POPULAÇÃO, sistema de integração, suspender concessão, Xangai

Compartilhe:

Comentários

1 comentário
  • Luiz Carlos De Aquino Bruno

    A Galera tá reclamando? E porque não esta na rua protestando? Ficar reclamando só, não adianta nada! Tem que ir pra rua protestar e cada vez mais , de forma contundente , ou, nada vai mudar.

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.