ASSINE
search button

RJ: Garotinho lidera corrida ao governo com 21%, aponta Datafolha

Compartilhar

Segundo levantamento Datafolha publicado nesta segunda pelo jornal Folha de S. Paulo, o deputado Anthony Garotinho (PR) lidera a corrida pelo governo do Rio de Janeiro. No cenário com os principais pré-candidatos, o ex-governador e adversário político de Sérgio Cabral (PMDB) tem 21% das intenções de voto.

Em segundo lugar, com 15%, estão empatados o ministro da Pesca, Marcelo Crivella (PRB), e o senador Lindbergh Farias (PT). O vereador Cesar Maia (DEM), ex-prefeito do Rio, tem 11%. Apoiado por Cabral, o vice-governador Luiz Fernando Pezão (PMDB) aparece na quinta posição, com 5%. O deputado Miro Teixeira (Pros) tem 3%. O técnico da Seleção de vôlei Bernardinho (PSDB) e o ex-deputado Milton Temer (Psol) têm 2% cada um.

Em um cenário sem Crivella, que sofre pressão do PT para abrir mão da candidatura, e sem Bernardinho, que não diz se participará, de acordo com o Datafolha, Garotinho sobe três pontos percentuais e vai a 24%. Lindbergh ganha quatro e chega a 19%. A margem de erro da pesquisa é de três pontos percentuais para mais ou menos.

Cabral

De acordo com a pesquisa, o governador Sérgio Cabral (PMDB) bateu novo recorde de impopularidade e ocupa a pior avaliação desde que chegou ao poder, há quase sete anos.

De cada cinco eleitores do Estado, só um considera seu governo bom ou ótimo. O percentual de satisfeitos com o governador  caiu de 25% para 20%. A popularidade de Cabral despencou 35 pontos percentuais em três anos. A nova pesquisa mostra que o índice de eleitores que consideram o governo ruim ou péssimo atingiu 38%. Outros 39% classificam a gestão como regular, e 3% não sabem ou não responderam.

A rejeição a Cabral é maior entre os mais ricos e escolarizados: a cada dois entrevistados com ensino superior, um classifica seu desempenho como ruim ou péssimo. Nesta faixa, a soma de bom e ótimo recua para 16%. Entre os eleitores com renda familiar acima de dez salários mínimos (R$ 6.780), a reprovação do governo atinge 43%. As avaliações bom e ótimo somam 19%.

Eduardo Paes

Aliado de Cabral, o prefeito do Rio, Eduardo Paes (PMDB), manteve os mesmos índices do fim de junho. Ele é aprovado por 30% e reprovado por 33% dos cariocas, seu pior desempenho em cinco anos no cargo. Os eleitores que consideram a administração regular oscilaram de 37% para 36%.

Com Portal Terra