ASSINE
search button

Campanha alerta sobre aliciamento de brasileiros para tráfico de pessoas

Compartilhar

O Movimento Gift Box, uma campanha coordenada pela Secretaria Estadual de Assistência Social e Direitos Humanos e Organização Internacional do Trabalho (OIT), estará entre amanhã (5) e sexta-feira (8) na Praça Rui Barbosa, no município de Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense. O objetivo da ação é  alertar as pessoas sobre o aliciamento de brasileiros para o trabalho escravo e tráfico de pessoas.

A ação é uma campanha de rua que utiliza grandes “caixas de presentes”, intervenções artísticas que são colocadas em locais públicos simbolizando como os traficantes enganam suas vítimas com falsas promessas, em uma simulação sobre o processo de aliciamento. Por fora, a caixa é cheia de promessas para melhorar de vida com pouco esforço com frases como “veja o mundo e ganhe um bom dinheiro”.

Ao entrar na caixa, o visitante encontra a triste realidade por meio de depoimentos que mostram a experiência de quem foi vítima desses crimes. São relatos de pessoas que foram traficadas e colocadas em situação de exploração sexual, de trabalho escravo, de servidão doméstica, de adoção ilegal de crianças e de tráfico de órgãos. Todos os casos são histórias reais e foram fornecidas por organizações que trabalham com o tema. Os nomes e fotografias foram modificados para proteger a identidade das vítimas.

O secretário Zaqueu Teixeira ressaltou a necessidade de campanhas como estas para reflexão de toda a população sobre um tema tão importante e sério, defendendo a expansão do projeto para áreas mais afastadas do Rio. "Precisamos levar esta campanha internacional para as regiões mais distantes. Começamos pela capital e chegamos na Baixada Fluminense. Nós temos uma rede de combate ao tráfico de pessoas da qual o governo do estado e prefeituras são parceiras. Vamos avançar muito mais”, pontuou.

Esta é a sexta ação da Gift Box pelo Rio de Janeiro, que já passou por lugares como Central do Brasil e Cinelândia, no centro da cidade, pelo teleférico do Complexo do Alemão, zona norte, além de Duque de Caxias e Queimados, também na Baixada. Desde junho, quando a Gift Box fez sua estreia no Rio, mais de 2 mil pessoas já visitaram a caixa.

O Movimento Gift Box foi criado no Reino Unido pela organização não governamental (ONG) Stop the Traffik durante as Olimpíadas de Londres de 2012 com o objetivo de fortalecer o movimento de ativistas que lutam contra o tráfico de pessoas. A intenção é que a ação seja replicada em outros grandes eventos como a Copa do Mundo e os Jogos Olímpicos.