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CCR Barcas revitaliza embarcações com dois mil lugares

Usuários da linha Praça XV-Praça Arariboia serão os principais beneficiados 

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A CCR Barcas recoloca, nesta sexta-feira (13/9), a embarcação Boa Viagem nas águas da Baía de Guanabara. Foram investidos R$ 2,4 milhões e tudo foi trocado ou reformado: casco, janelas, assentos, motores, equipamentos de propulsão, hélices, sistemas elétricos e dispositivos eletrônicos. Cerca de 100 toneladas de chapa de aço foram utilizadas no serviço, que começou em julho do ano passado. Com 2.000 lugares e construída em 1981, a Boa Viagem entrará em circulação na travessia entre a Praça XV e Praça Arariboia. Seu retorno é o resultado mais significativo da revitalização do estaleiro da concessionária, situado no bairro de Ponta da Areia, em Niterói. Só este ano, CCR Barcas somará R$ 30 mil hões de investimentos no local, sendo R$ 7,4 milhões em obras, R$ 6,5 milhões em equipamentos e outros R$ 16 milhões na manutenção de embarcações. 

Com a Boa Viagem, a concessionária soma 23 embarcações nas seis linhas em que opera. A frota passará a ter 24 embarcações em outubro. A CCR Barcas acaba de alugar o catamarã Águia, que vem do México e também passará por adaptações no estaleiro. O retorno da Boa Viagem terá impacto direto na melhoria do serviço na linha Praça XV-Arariboia, que tem cerca de 90 mil usuários por dia, pois permitirá maior revezamento entre as embarcações e melhor rotina de manutenção no estaleiro. Atualmente, esse trajeto conta com seis embarcações, somando 9.200 lugares. Assim, a Boa Viagem representa um reforço superior a 20% na frota da principal linha da CCR Barcas. 

Desde que assumiu a operação das barcas, em julho de 2012, a CCR investe no desenvolvimento do serviço e realiza um pacote de intervenções, reunidas no Compromisso CCR Barcas com a sociedade fluminense. 

Confira o que já foi realizado 

> Obras de manutenção e reforma da infraestrutura das estações, garantindo a segurança dos usuários.

> 3 catamarãs alugados (Harpia, Falcão e Fênix) incorporados à frota, somando mais de 1.400 lugares.

> Túnel de embarque na Estação Charitas com ar condicionado e assentos preferenciais. Instalação de novo flutuante, que permitiu a redução do tempo de embarque e desembarque.

> Reestruturação do estaleiro.

> Bilhetagem por cartão magnético nas linhas de Paquetá e Cocotá.

> Reforma da embarcação Itaipu (mil lugares) e ampliação da grade de horários de Paquetá. > Redução do tempo de travessia, em 80% das viagens, de 70 para 40 minutos.