ASSINE
search button

Programa Lixo Zero multa 110 pessoas no Centro do Rio

Compartilhar

O Programa Lixo Zero teve início nesta terça-feira, no Centro da Cidade.  Cento e dez pessoas foram flagradas jogando lixo no chão, das 7h até as 17h e os fiscais tiveram maior trabalho na Avenida Rio Branco, Avenida Marechal Floriano e Almirante Barroso, ruas México, Uruguaiana, Ouvidor, Rosário e Largo da Carioca. 

Guimbas de cigarro e embalagens de alimentos foram os principais resíduos lançados ao chão. As ações de fiscalização tiveram boa recepção do público e mesmo as pessoas multadas, entenderam a iniciativa e não relutaram a entregar o documento solicitado pelo fiscal.

O programa tem como objetivo tornar a Lei de Limpeza Urbana 3273/2001 efetiva, além de conscientizar a população da importância de não jogar lixo nas ruas, praias, praças e demais áreas públicas, melhorar a qualidade da limpeza do Rio. As multas vão de R$ 157 a R$ 3 mil para quem sujar a cidade. Durante os meses  de julho e agosto, pessoas foram abordadas jogando lixo no chão e receberam orientações dos agentes.

Um efetivo de mais de 600 profissionais, composto por agentes de fiscalização da Comlurb, guardas municipais e policiais militares foram treinados para atuar em conjunto e multar quem for flagrado sujando as ruas. A operação de fiscalização começará em ondas a partir do Centro, com 192 profissionais, divididos em 58 grupos. Em seguida serão mobilizados 178 fiscais, em 52 grupos, para atuar nos bairros de Ipanema, Leblon e Lagoa. Posteriormente 126 em Copacabana, num total de 38 grupos. Para consolidar a atuação na Zona Sul, Botafogo, Catete e Glória receberão 74 agentes, em 22 grupos. As praias da Zona Sul receberão atenção especial, com 33 profissionais em 11 grupos destacados para fiscalizar banhistas e demais frequentadores.

Numa segunda etapa, será a vez implantar o Lixo Zero na Tijuca, Méier, Madureira e Campo Grande. Os profissionais trabalharão em dois turnos, o primeiro de 7h as 15h20, o segundo, de 14h as 22h20, de domingo a domingo, contando com o apoio de seis viaturas cada uma com um gari, um oficial Guarda Municipal, um da PM. Os policiais militares que atuarão fazem parte do PROEIS, Programa Estadual de Integração na Segurança.

Durante  julho e agosto a Comlurb intensificou as ações de divulgação do Programa Lixo Zero, que já vinham acontecendo desde junho na Praça Saens Peña, com fiscais abordando os transeuntes sem aplicar multas. No Centro, Zona Sul e Praça Saens Peña, além da ação de fiscalização sem penalidades, tendas com banners informativos serviram de apoio para a ação de orientação. Também foram distribuídos bonés, sacolas plásticas e lixeirinhas para carro. Faixas utilizadas nos sinais de trânsito chamaram a atenção dos motoristas com os dizeres “Não jogue lixo no chão. O Rio agradece”. 

O objetivo foi informar e ao mesmo tempo treinar os agentes que vão atuar junto à população. Nestes últimos dois meses, a redução de até um terço no volume de resíduos jogados nas ruas, onde as ações de conscientização foram realizadas, já pode ser percebida pelos garis da Comlurb.