ASSINE
search button

Rio: primeira reunião da CPI dos Ônibus termina em protesto e confusão

Compartilhar

Descontentes com os resultados da primeira reunião da CPI dos Ônibus na Câmara de Vereadores do Rio, na manhã desta quinta-feira (15), ativistas fizeram protesto dentro e fora da câmara, inclusive bloqueando o trânsito na Avenida Rio Branco, no Centro, causando grande engarrafamento na cidade.

A reunião durou cerca de 40 minutos e terminou por volta das 10h40. Um grupo utilizando mordaças fez um protesto durante a sessão, que foi aberta pelo vereador Chiquinho Brazão (PMDB), que preside a CPI. Logo depois os vereadores Eliomar Coelho (PSOL) e Reymont (PT), suplente na CPI, se retiraram da sessão por não concordarem com uma série de itens da comissão.

Os manifestantes querem a anulação da instalação da CPI e a renúncia dos quatro integrantes que não assinaram o requerimento de instalação, entre eles o presidente eleito, Chiquinho Brazão. Os ativistas também cobram a convocação do empresário Jacob Barata, dono de empresas de ônibus. 

Foram marcadas as datas de cinco das seis audiências que serão realizadas pela Comissão. A próxima acontecerá na quinta-feira (22) e vai tratar da licitação dos consórcios dos ônibus. 

O comando do 5° Batalhão informou que duas pessoas que participavam do protesto na Avenida Rio Branco foram encaminhados para a 5ªDP (Mem de Sá) por suposta tentativa de agressão a policiais.

PM reforça segurança na Câmara de Vereadores 

Os acessos e as imediações da Câmara de Vereadores foram reforçados por policiais militares na manhã desta quinta-feira. Cerca de 30 manifestantes, alguns mascarados, tentaram enfrentar os militares, que fecharam as entradas laterais da Câmara nas ruas Alcindo Guanabara e Evaristo da Veiga.