ASSINE
search button

Construção de bairro popular em Guaratiba preocupa Crea-RJ

Compartilhar

Tendo em vista o anúncio feito pelo prefeito Eduardo Paes, de construção de um bairro popular no terreno onde seria instalado o Campo da Fé (Campus Fidei), o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio de Janeiro (Crea-RJ) manifestou sua preocupação quanto aos riscos que esse tipo de empreendimento pode causar.

Segundo o Crea, "os indícios nos mostram isso, o terreno é localizado em uma área de mangue, sujeito a alagamentos, caso não seja suficientemente preparado e estruturado para receber qualquer tipo de construção".

"O que aconteceu com o terreno devido às chuvas, obrigando que os eventos para ali programados fossem transferidos para Copacabana, foi apenas uma amostra do que poderá acontecer no futuro, caso não haja planejamento adequado e a criação de uma infraestrutura de engenharia capaz de suportar redes de drenagem, de água, de esgoto, ruas, construção de casas etc. Há que se ter um projeto estrutural, um projeto executivo e avaliar bem os custos, para ver se o investimento compensa os riscos futuros", acrescenta o Crea-RJ.

Ainda de acordo com o Conselho, construir em áreas de mangue e terrenos argilosos exige altos custos e investimentos. "Portanto, há que se levar em consideração a questão custo x benefício. Por tudo isso, o Crea-RJ se coloca à disposição das autoridades municipais e estaduais, e da sociedade em geral, para contribuir em tudo o que for possível".