Jornal do Brasil

Sábado, 19 de Abril de 2014

Rio

Rio reduz tarifas de transporte intermunicipal

Agência Brasil

O valor das passagens de ônibus intermunicipais foi reduzido hoje (26) em todo o estado do Rio. A decisão foi publicada na edição de segunda-feira (24) do Diário Oficial do Estado do Rio de Janeiro. A tarifa modal, que aumentou 5,534% em janeiro deste ano, caiu de R$ 2,80 para R$ 2,65, voltando ao valor cobrado em 2012.

O sistema intermunicipal de transportes tem em funcionamento 1.150 linhas de ônibus e 112 trajetos de vans. A medida beneficia moradores da Baixada Fluminense, região metropolitana do Rio e Região dos Lagos, entre outras.

O reajuste costuma ser dado anualmente, mas, após reivindicações de manifestantes em todo país, o aumento nas tarifas de ônibus foi revogado.

O povo fez diferença, disse o presidente do Departamento de Transportes Rodoviários do Estado do Rio de Janeiro (Detro), Rogério Onofre, referindo-se à demanda pela queda no preço das passagens do transporte público, que deu início à onda de protestos que tomou o país nas últimas semanas.

Segundo a assessoria do Detro, a diminuição do valor não significa piora na qualidade do transporte. “Vamos continuar fiscalizando e apreendendo ônibus irregulares. Independentemente da redução da tarifa, as empresas têm que oferecer um transporte de qualidade para a população”, disse, em nota, o Detro.

As 105 empresas de ônibus e as 578 vans que circulam entre os municípios fluminenses já estão operando com o valor reduzido das tarifas. 

Tags: coletivos, municípios, passagens, redução, RJ

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.