ASSINE
search button

Hemorio convoca mulheres em campanha de doação de sangue

Compartilhar

Entre os dias 22 e 24 de maio, das 9h às 15h, o Hemorio, órgão da Secretaria de Saúde, promove a 10ª edição da campanha Mulher + Solidária. A ação busca alertar o público feminino para a doação voluntária de sangue. Além do tema, o evento conta com outros serviços de informação e saúde para mulher como palestras sobre prevenção do câncer de mama e do colo de útero, transplante de medula óssea e avaliação postural, além de serviços gratuitos para saúde e beleza como aferição de pressão arterial, índice de massa corporal, glicemia capilar e massagem corporal. A madrinha desta edição da campanha é a atriz Letícia Spiller. 

Hoje, no Estado do Rio de Janeiro, mais da metade da população é do sexo feminino. No entanto, no salão de doadores do hemocentro, elas respondem por 35% do comparecimento. Nos últimos anos, os índices aumentaram em 5%. 

O Hemorio é o hemocentro coordenador que distribui sangue e derivados para 180 hospitais públicos e conveniados com o Sistema Único de Saúde - SUS. Para ser um candidato à doação de sangue, é necessário trazer um documento oficial de identidade com foto (original), estar bem de saúde, ter entre 16 e 67 anos e pesar mais de 50 quilos. 

Jovens com 16 e 17 anos podem doar sangue com declaração expressa dos pais e/ou responsáveis, cujo modelo pode ser encontrado no site www.hemorio.rj.gov.br. Não é preciso estar de jejum, mas é importante evitar alimentos muito gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação. Os doadores serão cadastrados e vão responder um questionário que avalia se há alguma situação ou doença que impeça a doação de sangue e, em seguida, são encaminhados para a triagem clínica. 

Para mais informações, o voluntário pode entrar em contato com o Disque Sangue (0800 282 0708), onde são esclarecidas dúvidas e informados os endereços dos outros 26 postos de coleta distribuídos pelo Rio de Janeiro. O Hemorio fica na Rua Frei Caneca, 08 - Centro e funciona todos os dias (inclusive sábados, domingos e feriados) das 7 às 18 horas.