ASSINE
search button

Inglês à distância movimenta no mundo US$ 2,5 bilhões

No Brasil a oferta desses cursos começa a se expandir

Compartilhar

A demanda mundial para o aprendizado da língua inglesa por via eletrônica (e-learning) vem crescendo numa taxa anual de 22.1% e segundo dados da empresa de pesquisa na área de ensino Ambient Insight, a procura por esse tipo de ensino deverá movimentar cerca de US$ 2,5 bilhões em todo o mundo até 2016. Um exemplo desse crescimento é o  English Town, um dos mais conhecidos cursos de inglês à distância, sediado nos Estados Unidos, que em 2010 tinha apenas 20 mil alunos matriculados e no ano passado chegou a 150 mil.

Atento a essa procura, o Ibeu, tradicional curso de inglês do Rio, acaba de lançar o seu braço de ensino pela internet: o ibeuonline (www.ibeuonline.org.br). O novo curso, que estará à disposição do público a partir de 8 de maio, traz em seu formato a proposta de uma plataforma totalmente interativa entre professores e alunos, com o objetivo de tornar essa relação e o ambiente o mais próximo possível da realidade de uma sala de aula.

De acordo com o gerente de projetos responsável pelo Ibeu online, Mabel Castro, o cenário atual certamente mostra que o interesse pelo ensino à distância está cada vez mais em alta, embora o formato das aulas muitas vezes não prenda o estudante. “É preciso muito comprometimento e motivação para que o aluno leve o curso até o fim com um rendimento de aprendizado positivo. Por conta disso, o Ibeu estudou o mercado durante dois anos para lançar o Ibeu online, pensando em trazer a interação entre alunos e professor, da sala de aula presencial para um ambiente online.

Conversação em tempo real

Nas aulas de conversação em tempo real, o estudante precisará estar atento e comprometido, tanto com o professor como com os colegas de sala naquele momento. Só que com a enorme vantagem de poder encaixar as aulas em qualquer horário dentro de uma rotina corrida e atribulada, como é de costume nos dias de hoje, e no lugar que seja mais conveniente para o aluno. Outro ponto interessante, ressalta Mabel, será o monitoramento constante do aluno por professores especializados, para ele se sentir mais seguro e minimizar as possibilidades de desistência do curso.

O curso funciona da seguinte forma: o aluno faz as aulas online em seu próprio ritmo e recebe relatórios periódicos para monitorar sua performance. Há quatro níveis diferentes, começando do iniciante, e cada nível tem duração de 4 a 6 meses.  A interatividade é o ponto alto e ela se dá através das aulas de conversação em tempo real com professores especializados que, além de darem as aulas, fazem um acompanhamento personalizado de cada aluno.

O pacote contempla o conteúdo que estará disponível para o aluno acessar a qualquer momento durante o curso, as aulas de conversação temáticas (oferecidas em horários variados durante a semana) e aulas particulares, para quem quiser. O valor é mais acessível que os cursos tradicionais, custando cerca de 30% menos que os presenciais. Ao final de cada nível, o aluno recebe um certificado de conclusão do Ibeu. “A nossa expectativa é a melhor possível. A ideia é alcançar, pelo menos, três mil alunos no primeiro ano de implementação.