ASSINE
search button

Polícia Militar ocupa Cerro-Corá para a implantação da 33ª UPP

Compartilhar

Forças de segurança ocupam, na manhã desta segunda-feira, as comunidades do Cerro-Corá, Guararapes e Vila Cândido, no Cosme Velho, na Zona Sul do Rio, para a implantação da 33ª Unidade de Polícia Pacificadora (UPP). A ocupação conta com 420 homens do Batalhão de Operações Especiais (Bope), do Batalhão de Choque (BPChoque) e do Batalhão de Ações com Cães (BAC), do Grupamento Aéreo e Marítimo (GAM) e policiais do 1º Comando de Policiamento de Área da Polícia Militar. 

A 33ª UPP Cerro-Corá contará com 190 homens. Uma unidade móvel do Instituto Félix Pacheco está baseada próxima à comunidade para realizar a identificação biométrica e facilitar a identificação de possíveis criminosos. 

A Polícia Civil disponibilizou ainda um ônibus itinerante da Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (Deam). Apreensões e suspeitos detidos serão encaminhados à 9ª DP (Catete). Cercada de pontos turísticos, a retomada desses territórios, além de devolver a paz aos moradores e visitantes, trará ainda uma diminuição gradual no número de roubos a transeunte e roubos de veículo. 

Foi identificado ainda que com a pacificação em outras regiões da Zona Sul, criminosos responsáveis por esses crimes buscavam refúgio na comunidade do Cerro-Corá. De acordo com o Instituto Pereira Passos (com base no censo do IBGE de 2010), 2.803 mil pessoas vivem nessas comunidades e serão beneficiadas diretamente com a implantação da 33ª UPP.

A Secretaria de Segurança solicita a colaboração dos moradores dessas comunidades na denúncia de criminosos, esconderijos e locais onde possam estar guardadas armas, drogas, objetos roubados e outros produtos ilegais. 

Os moradores podem ligar para o Disque-Denúncia, 2253-1177, ou para o 190 da Polícia Militar.Todos os moradores devem andar com documentos de identificação e os motoristas e motociclistas serão solicitados a mostrar documentos de propriedade de seus veículos, bem como a Carteira Nacional de Habilitação em dia. No caso das motos, também será exigido o uso de capacete.

Eventuais problemas de conduta dos policiais podem ser informados pelo telefone da Ouvidoria da Polícia (tel. 21 3399-1199 ou [email protected]) e da Corregedoria da Polícia Militar (tel. 2332-2341, Delegacia de Policia Judiciária Militar do Méier).