ASSINE
search button

São Jorge, o santo guerreiro, ganha memorial no Rio de Janeiro

Compartilhar

No dia 23 de abril, dia da festa de um dos santos mais populares do Brasil , em especial da população carioca, será inaugurado um memorial em homenagem aos devotos de São Jorge no bairro Engenho da Rainha.A programação terá início às 09 horas na Praça Abunã, no bairro Engenho da Rainha, onde haverá uma celebração com a benção do memorial e dos devotos presentes, seguida do Momento da Fé, uma apresentação de um grupo musical de jovens motivados com os preparativos para a JMJ-Rio2013. Logo depois,  um grupo de teatro encenará uma narrativa da formação histórica do bairro. Os festejos serão presididos pelo Padre Tulio, com a presença da comunidade local e vários convidados, entre eles famosos devotos do santo.

O evento paroquial tem o seu encerramento previsto para 12 horas embora os festejos continuem ao longo de todo o dia, com outras manifestações.

A expectativa de visitação ao memorial é ainda maior neste mês, quando se comemora o mês de São Jorge, o bairro já vive a expectativa do local tornar-se ponto de peregrinação.

O lançamento do memorial, organizado pela Paróquia São Vicente de Paulo, é uma homenagem aos devotos deste santo, que é reconhecido e cultuado em várias igrejas cristãs, tais como a católica, as ortodoxas, armênias e anglicanas.  A devoção a São Jorge, foi trazida para o Brasil pelos imigrantes oriundos de Portugal, país do qual São Jorge é padroeiro, assim como Inglaterra, Geórgia, Bulgária, Grécia, Turquia e tanto outros países.

No Engenho da Rainha a comunidade portuguesa, ainda é representativa e atuante até mesmo no comércio local, que também deu sua colaboração para a obra.

“Os moradores sempre desejaram ter no nosso bairro, algo que mostrasse sua devoção ao santo protetor, assim nada mais justo que esta homenagem a São Jorge e seus de votos”, comentou Padre Túlio, pároco da igreja São Vicente de Paulo e responsável pela edificação do memorial.

O memorial foi projetado pelo arquiteto e professor da UFRJ Luiz Neves, também devoto do santo. “O memorial foi construído com a imagem do santo impressa em azulejos, como é muito comum nas fachadas das casas de todos os bairros do subúrbio do Rio, prática iniciada nas primeiras residências da cidade. Tal foi aideia ao construir o monumento com este material de boa durabilidade” declara Neves, que espera estar compartilhando com os moradores e freqüentadores do local a fé no santo guerreiro.