ASSINE
search button

Bombeiros de folga atuarão em unidades hospitalares do Rio

Compartilhar

O Corpo de Bombeiros e a Secretaria de Saúde oficializam, nesta terça-feira (16), às 10 horas, no Salão Nobre do Quartel Central, o convênio do Programa Estadual de Integração na Segurança (Proeis) para a implantação de Unidades de Prevenção e Combate a Incêndio nos hospitais estaduais. A iniciativa vai contemplar cerca de 1.400 bombeiros - distribuídos em 25 unidades de saúde pelo Estado - por meio do Regime Adicional de Serviço (RAS). 

Os militares vão atuar, durante suas folgas, em atividades de prevenção contra incêndio e pânico, além de instruções de treinamentos básicos, simulados e de confecção de planos de evacuação. Motoristas para ambulâncias também serão beneficiados.

De acordo com o secretário de Defesa Civil e comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Sérgio Simões, a remuneração será feita conforme as normas do RAS, com variação entre R$ 112 a R$ 375 por serviço.

"Em suas horas de folga, os bombeiros têm a possibilidade de atuarem em suas próprias funções e complementarem, dessa forma, seus rendimentos", disse.

Para o secretário de Saúde, Sérgio Côrtes, por serem treinados e capacitados, os bombeiros poderão agir de forma rápida nos hospitais até a chegada dos colegas que estiverem efetivamente de plantão nos quartéis em caso de incêndio.

"Essa equipe vai monitorar e coordenar, numa emergência, a organização completa do fluxo dos pacientes até a chegada dos bombeiros", explica Cortes.