ASSINE
search button

Incidência de crimes violentos sobe em Niterói

Prefeito Rodrigo Neves pede ajuda a Sérgio Cabral

Compartilhar

Dados divulgados pelo Instituto de Segurança Pública (ISP) revelam que, no último trimestre, Niterói teve aumento em boa parte dos registros de crimes, especialmente os crimes violentos como homicídios e estupros. Preocupado com os índices, o prefeito Rodrigo Neves  pediu ao governador Sérgio Cabral maior presença das forças de segurança no município, durante encontro na última terça-feira (9).

De alguns anos para cá, Niterói, na Região Metropolitana, experimenta um sensível aumento na sensação de insegurança. Na Região Oceânica e em São Francisco são frequentes os assaltos a moradores em suas casas. No Centro, os jovens são alvos recorrentes de bandidos no entorno das universidades e, apesar de medidas para conter a violência serem esporadicamente anunciadas, os estudantes as consideradas “pontuais”, não impedindo que os crimes se repitam. Há duas semanas uma jovem foi sequestrada ao sair da faculdade.

“Agora, depois da repercussão do caso dessa menina sequestrada, fica um carro de polícia estacionado aqui perto do Instituto de Artes e Comunicação Social (IACS). Mas às 22 h o carro costuma ir embora. Ou seja, no horário mais perigoso eles não estão por aqui”, lamenta a estudante de jornalismo da UFF, Jéssica Pietrani.

A estudante crítica ainda a insegurança e falta de iluminação adequada no Caminho Niemeyer, símbolo do projeto de renovação do Centro. “Ninguém que vai pegar as barcas passa pelo Caminho Niemeyer, as pessoas dão a volta porque ali é muito perigoso, escuro. Nós até vemos policiamento andando de dia, mas a noite tem pouco”, afirma.

O diretor do Instituto de Artes e Comunicação Social da UFF, Leonardo Guelman, reforça a crítica quanto à insegurança de alunos e funcionários da UFF no trajeto que cruza o Caminho Niemeyer até as Barcas. Ele, entretanto, vê melhoria no policiamento.

“Talvez de uns seis meses para cá, tem tido uma ronda mais frequente de policiais. A principio é um avanço, mas isso por si só não deu conta de evitar novos assaltos”, avalia.

Pró-reitor anuncia novo dispositivo em parceria com o 12º BPM

O pró-reitor da UFF, Leonardo Vargas, explica que a universidade mantém contato com o Batalhão de Niterói (12º BPM), solicito na busca de soluções para o problema da violência. Ele diz que atualmente há mais policiais rondando a região e acredita que os crimes "não estão na intensidade de um tempo atrás".

"Eles puseram-se à disposição. Não estão vendo só o o problema dos alunos, estão vendo também os moradores. Eu acredito e acho que melhorou, e que vai melhorar mais", sugere o pró-reitor.

O pró-reitor adiantou ainda um novo sistema que será instalado dentro de 15 dias em alguns pontos dos diferentes campi da UFF. É uma espécie de 'ponto eletrônico' pelo qual os policiais deverão passar.  

"Colocaremos um bastão eletrônico em certos pontos dos campi que marcará, durante 24 horas, os horários que os policiais passam pelo local. Com isso os policiais terão que circular pela universidade", explica.

Prefeito Rodrigo Neves pede UPP em Niterói a Cabral

A assessoria de comunicação da prefeitura de Niterói informou que o prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, reiterou o pedido de Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) ao governador Sérgio Cabral, em encontro no Palácio Guanabara nesta terça(9). Segundo a prefeitura, Cabral contatou o secretário estadual de Segurança, José Mariano Beltrame, e determinou que ele avalie a situação o quanto antes.

Em razão dos índices de segurança divulgados pelo ISP, o prefeito afirmou que é necessário aumentar o efetivo de polícias na cidade, e pediu ao governador mais presença das forças de segurança em Niterói.

>>Desabrigados vivem em condições precárias

>>Niterói: déjà vu à vista?

>> Crack e fezes, obstáculos do Caminho Niemeyer, em Niterói