ASSINE
search button

Light promove ações do Comunidade Eficiente no Rio e Baixada Fluminense 

Benefícios  vão desde dicas sobre uso eficiente de energia a substituição de lâmpadas

Compartilhar

O programa Comunidade Eficiente percorre esta semana bairros e comunidades, para promover uma série de ações de eficiência energética. Até o próximo dia 13, equipes da companhia fazem plantões de atendimento e visitas domiciliares para orientar os clientes sobre o uso correto da energia elétrica. Além disso, o Programa Comunidade Eficiente também promove ações como a troca de lâmpadas e geladeiras. Na Pavuna, no Morro dos Cabritos e na Ladeira dos Tabajaras, representantes da Light estão realizando a troca de lâmpadas incandescentes por fluorescentes, que são mais econômicas.

Em Bonsucesso, Queimados, Nova Iguaçu e São João de Meriti, a Light está visitando famílias inscritas na tarifa social de energia elétrica (com a tarifa, o cliente pode obter descontos de até 65% na conta de energia) e cadastrando os interessados no programa Comunidade Eficiente. A companhia também disponibiliza atividades de Educação Digital e Cidadania, com foco em eficiência energética, em Jacarepaguá e no Centro Cultura da Light, no Centro.

Com o objetivo de ilustrar jogos e experimentos o processo da geração, distribuição e o consumo da energia elétrica de forma interativa para o visitante, o Caminhão Planeta Light vai até Campo Grande.

Programa Comunidade Eficiente

Nas comunidades, é realizada toda a modernização da rede elétrica, com a troca ou colocação de postes, substituição da fiação existente ou instalações de cabos compactos e blindados, troca de transformadores e normalização de clientes. Em paralelo, ocorrem ações de eficiência energética, com palestras e atividades que promovem o consumo eficiente e troca de lâmpadas e geladeiras por outras, mais econômicas, fazendo com que a conta de energia caiba no bolso do cliente.

O Programa Comunidade Eficiente da Light foi iniciado em 2002, no Complexo do Caju e do Vidigal, e já realizou diversas atividades dentro da área de concessão da companhia, que abrange 31 municípios do estado do Rio. O projeto desenvolve ações de eficiência energética, associando cidadania e responsabilidade social, e leva aos habitantes dessas comunidades a conta de energia, um comprovante de endereço que permite fazer, por exemplo, uma compra pela internet, ou crediário em lojas. A simples regularização dos clientes, a criação de novos endereços e a distribuição de contas de luz os reintegra como cidadãos, contribuindo para a qualidade de vida.

Em 2012, foram trocadas 12.004 geladeiras e 390.575 lâmpadas pelo Programa Comunidade Eficiente, e mais de 400 mil clientes foram beneficiados com ações de eficiência energética.