ASSINE
search button

RJ: estupradores da van saíram para 'caçar gringos', diz adolescente detido  

Compartilhar

Na madrugada do último dia 30 de março, os criminosos que atacaram os turistas estrangeiros dentro de uma van — estuprando uma americana e espancando seu namorado francês, além de terem assaltado o casal — saíram por Copacabana para “caçar gringos”, segundo informações do jornal O Globo

Os detalhes da ação do grupo foram dados, em depoimento, pelo adolescente de 13 anos, que atuava como cobrador do veículo e foi detido neste domingo, escondido em um abrigo na região Central do Rio. O jovem negou ter estuprado a turista, mas confirmou participação no roubo. Segundo o delegado assistente Gilbert Stivanello, da Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA), responsável pela detenção, o adolescente admitiu que agrediu o turista francês. “Eu batia na cabeça do gringo com a barra de ferro toda vez que ele tentava olhar para a mulher dele”, contou o infrator à equipe da DPCA.

Ele disse que foi trabalhar como cobrador, mas sabia que o grupo tinha como hábito assaltar os passageiros. Segundo ele, o motorista do veículo, Jonathan Froudakis de Souza, 19 anos, e o cúmplice Walace Aparecido Souza Silva, 21, já tinham combinado, antes de o casal de turistas embarcar, que iam percorrer Copacabana em busca de estrangeiros para assaltar. 

O menor contou que Jonathan teria dito: “Hoje (dia 30), a gente está querendo caçar gringos”. Tanto Jonathan como Walace já estão presos, assim como um terceiro acusado, Carlos Armando Costa dos Santos, 21 anos. Depois de várias voltas pela avenida Nossa Senhora de Copacabana, Jonathan e o adolescente viram o casal e pararam a van, que tinha como destino a Lapa. Segundo o adolescente, Jonathan e Walace ficaram com a americana, enquanto ele foi encarregado de algemar e golpear o francês com uma barra de ferro. A mulher, no entanto, afirma que o adolescente também participou da série de estupros. O jovem disse que saltou ainda em Niterói e não sabe o que aconteceu depois.