Comunidades São João, Matriz e Quieto recebem caravana da saúde
A Caravana da Saúde, projeto existente há 15 anos na Bahia, reúne profissionais voluntários de diversas áreas e, leva serviços de saúde e assistenciais para comunidades carentes. Tendo como missão: “Fazer o bem sem saber a quem”.
A iniciativa não possui vínculo político, religioso ou com Organizações não governamentais (ONGs). O atendimento à população é gratuito. O projeto aceita todo tipo de doação, exceto dinheiro. A Caravana da Saúde – RJ começa na quinta (11) e sexta (12) com a triagem das pessoas e palestras sobre prevenção à diabetes, amamentação, saúde bucal, doenças sexualmente transmissíveis, entre outras, pré-requisito para os
atendimentos do final de semana. A estimativa é atender cerca de 3.000 pessoas no sábado (13) e domingo (14). A caravana oferece serviços médicos como: cardiologia, ginecologia, oftalmologia, clínica geral, pediatria, urologia, endocrinologia, entre outras especialidades. Na área ambulatorial serão realizados exames complementares como: preventivo ginecológico, laboratório de análises clínicas e eletrocardiograma. Será disponibilizada uma farmácia com os remédios prescritos durante a caravana. O teste rápido de HIV/Sífilis/hepatite também será oferecido. Assim como a aferição de pressão arterial, dosagem de glicemia, distribuição de preservativos e posto de vacinação.
O atendimento odontológico contempla atividades como: aplicação de flúor, limpeza de língua, restaurações de amálgama e resina (obturações), cirurgias e confecção de próteses dentárias removíveis.Haverá também serviços assistenciais com psicólogos, fisioterapeutas, advogados, terapeutas ocupacionais, cabeleireiros, e distribuição gratuita de roupas, calçados e acessórios, tendo recreação infantil e um “sopão” que será servido a todos.
