ASSINE
search button

Ataque a turistas em van mancha imagem do país

Terceiro acusado de estupro foi preso na noite de segunda-feira

Compartilhar

O estupro de uma turista americana dentro de uma van, no Rio de Janeiro, durante o feriado da Páscoa, não  chocou apenas os moradores da cidade. A repercussão mundial do crime deixou a imagem do Rio manchada, principalmente com a proximidade de grandes eventos internacionais. A análise é de membros da sociedade civil e da própria indústria hoteleira da cidade, ainda muito assustados com o crime.

Na noite de sexta-feira (29), o casal de americanos pegou a van em Copacabana com destino à Lapa. No trajeto, dois ocupantes obrigaram os demais passageiros a desembarcarem e pegaram um terceiro comparsa. Em seguida, eles tomaram a direção de São Gonçalo. Durante mais de seis horas, eles agrediram com barras de ferro o homem e violentaram a mulher. Além disso, fizeram vários saques com os cartões bancários dos turistas. O casal foi solto na manhã de sábado, em São Gonçalo. Em seguida, as vítimas foram para a Delegacia de Atendimento à Mulher de Niterói, onde denunciaram o caso. Na noite de sábado, dois suspeitos foram presos em São Gonçalo: Jonathan Foudakis de Souza, 20 anos, e Wallace Aparecido Souza Silva, 22 anos. O terceiro acusado, Carlos Armando Costa dos Santos, de 21 anos, foi detido na noite desta segunda-feira (1), em Itaboraí. Durante as investigações, uma segunda mulher reconheceu os criminosos, que também a teriam estuprado em uma van.

>> Martha Rocha exonera policiais que investigaram estupro de jovem

O crime chamou a atenção da imprensa internacional. A BBC destacou que a diminuição da violência do Rio é um objetivo da cidade visando as Olimpíadas de 2016. O jornalista Garry Duffy, em sua análise, diz que “a situação cria manchetes alarmantes para o país, que sediará também a Copa de 2014, e que as autoridades vão torcer para que as prisões e punições sejam rápidas”. O objetivo, segundo Duffy, seria demonstrar que “essas prisões seriam uma evidência de que o governo está sendo duro para combater os estupros”.

Vale destacar que, recentemente, o caso de um estupro dentro de um ônibus, na Índia, causou comoção mundial e uma onda de violência no país. Em dezembro de 2012, uma jovem de 23 anos e seu namorado foram atacados por seis passageiros de um ônibus. Enquanto ela foi violentamente estuprada, com o uso inclusive de uma barra de ferro, o rapaz foi agredido. Em seguida, os dois foram jogados para fora o veículo. Muito ferida, a mulher chegou a passar por cirurgias, mas não resistiu e morreu no dia 29 do mesmo mês.

Impacto para turismo

Alfredo Lopes, presidente da Associação Brasileira da Indústria Hoteleira no Rio de Janeiro(ABIH-RJ), disse que a repercussão da notícia é “altamente negativa” para o país e para a cidade, ainda mais em um bairro mundialmente conhecido e monitorado como Copacabana:

“Um incidente dessa gravidade não pode passar despercebido.  Copacabana é um dos lugares com maior posicionamento de câmeras, guarda municipal, Batalhão de Policiamento Turístico. Não podemos relaxar nem achar que, se os índices foram reduzidos, está tudo bem. Porque a insegurança volta, e volta de forma violenta, ganhando as manchetes do mundo todo, como neste caso”, analisa Lopes.

Apesar de considerar este como um “caso isolado”, o presidente da ABIH-RJ alerta para o nível de segurança que será exigido na cidade durante os próximos meses: “Em junho e julho teremos a Jornada Mundial da Juventude, com expectativa de três milhões de pessoas aqui. Fora a Copa das Confederações. O nível de segurança terá que ser bastante elevado”, finalizou Lopes. 

“Selvageria”

Thereza Lobo, coordenadora executiva da ONG Rio Como Vamos, classificou o acontecido como um ato de “selvageria”, e ressaltou o crime contra a turista estrangeira como uma amostra dos crimes cometidos contra as mulheres na cidade.

“Uma situação como essa levanta o sinal de alerta. Isso não pode acontecer em lugar nenhum e com ninguém. A população tem que exigir a punição dessas pessoas, independentemente da origem de quem foi agredido. Este é um fato inadmissível em um país que está se modernizando e quer mostrar que pode tomar conta dos seus destinos”, criticou Thereza, que também não deixou de lamentar o impacto de um fato como este para o turismo da cidade. “Não são poucos os turistas que virão aqui. Além do mundo inteiro acompanhando isso, a própria repercussão dentro do país é péssima”, dispara.  

Estupros aumentam 25%

O número de estupros na cidade do Rio de Janeiro passou de 1.348 em 2011 para 1.691 em 2012, um aumento de 25,45%. Só em Copacabana, os estupros passaram de 10 em 2011 para 26 no ano seguinte, em um incrível aumento de 160%. Os dados são do Instituto de Segurança Pública(ISP) e da Secretaria de Segurança do Estado do Rio de Janeiro.

A Princesinha do Mar, como o bairro de Copacabana é conhecido, teve um aumento assustador no número de estupros.  No primeiro trimestre, foram registrados quatro estupros no bairro. Seis pessoas foram estupradas no segundo trimestre, e o numero permaneceu praticamente o mesmo no terceiro: foram cinco. Mas no quarto trimestre, o aumentou tornou-se alarmante: 11 estupros foram registrados.  

“Não se sabe se os estupros aumentaram ou se as mulheres estão notificando mais as delegacias. Mas, de qualquer forma, os números são alarmantes. E os de estupro, como se pode ver, são os que mais aumentaram”, analisou Thereza Lobo. Segundo dados divulgados pelo mesmo ISP, o número de estupros no Estado do Rio aumentou de 4.871 em 2011 para 6.029 no ano passado, um aumento de 23,8%.