ASSINE
search button

Manifestantes protestam contra deputado Feliciano na presidência da CDHM

Grito “Fora Feliciano, não me representa um deputado desumano” foi muito ouvido

Compartilhar

Cerca de 200 pessoas se manifestaram contra a permanência do deputado federal pastor Marco Feliciano (PSC-SP) como presidente da Comissão de Direitos Humanos e Minoria (CDHM) da Câmara, neste sábado (16), na altura do posto 5 na praia de Copacabana. O mesmo protesto, sem a presença de partidos e com participação de religiosos de diferentes correntes ideológicas, foi realizado em outras 26 cidades, incluindo Buenos Aires, Paris e São Francisco.

>> Baianos realizam novo protesto contra Feliciano

Feliciano tem sido duramente criticado por sua postura, considerada racista e homofóbica por vários segmentos sociais, diante das questões sensíveis da CDHM. Um vídeo que circula pela internet mostra o pastor pedindo a senha do cartão de um fiel. "Doou o cartão mas não doou a senha. Aí não vale. Depois vai pedir um milagre para Deus e Deus não vai dar. E vai falar que Deus é ruim", disse Feliciano na ocasião. O parlamentar responde no Supremo Tribunal Federal (STF) a processo por homofobia e estelionato.

Antes de sua posse como presidente da CDHM, na quinta-feira (7), a opinião pública já havia sinalizado resistência. No dia em que assumiu o cargo houve manifestações na Câmara. O imbróglio fez com que articuladores políticos e o próprio partido chegassem a se reunir para deliberar sobre a possibilidade de retirá-lo do cargo. No entanto, o PSC garantiu Feliciano à frente da Comissão. 

Mobilização popular

Um dos manifestantes, o professor de alemão e inglês Angelo Pereira, gay assumido, afirmou que a participação no protesto é um dever, ao ressaltar que a própria família representa tudo que o deputado Feliciano critica:

“Sou gay, ateu e tenho um filho negro adotado. Minha família personifica tudo que o Feliciano ataca. Eu poderia ficar em casa parado? Não! Isso é um dever cívico que todos deveriam cumprir”, disse Pereira.

Organizador do protesto, Fabrício Silva ressaltou que a cada dia a política surpreende a sociedade com fatos inusitados, mas destacou a mobilização popular para demonstrar a insatisfação com os representantes eleitos. 

“Sempre vem um caso pior, como o do Feliciano, e parece que somos obrigados a aceitar, mas as pessoas estão acordando aos poucos e por isso estamos aqui. No entanto, não podemos apenas seguir uma manifestação na rua e depois ir cada para suas casas e ponto final. Precisamos nos comunicar sempre para ser um movimento crescente. Acredito que os protestos públicos estão parando de engatinhar e começando a dar os primeiros passos”, afirmou confiante Silva.

Segundo o produtor audiovisual Adriano Mattos, embora o número de pessoas no protesto não tenha sido tão expressivo como o esperado a partir das confirmações nas redes sociais - onde mais de 3,5 mil pessoas confirmaram presença - a representatividade compensa:

“É pouco numericamente, mas a representatividade é na qualidade. São pessoas de diversas áreas da sociedade como gays, cristãos, ateus e héteros, todos juntos. Ninguém tem o direito de tirar o orgulho que cada um tem por si próprio”, afirmou Mattos, lembrando que a manifestação é uma luta contra um Brasil teocrático, que para ele é o caminho que o país está seguindo.

Durante o protesto, o grito “Fora Feliciano, não me representa um deputado desumano” foi muito ouvido por quem passava pelo local. O grupo Tambores de Olokun foi o responsável pela parte musical do protesto. “Feliciano dá um tempo, deixa meu terreiro em paz. Preconceito e homofobia não vou permitir jamais” foi uma espécie de refrão criado pelo grupo especialmente para a manifestação.

Representantes do Grupo Fêmem e do Anonymous Brasil também estiveram presentes.

*Do Programa de Estágio do Jornal do Brasil