ASSINE
search button

Esquema de policiamento especializado para LGBTs será anunciado hoje

Compartilhar

Nesta segunda (4), a partir das 9h, a chefe de Polícia Civil, Martha Rocha, o secretário de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH), Zaqueu Teixeira, o superintendente de Direitos Individuais, Coletivos e Difusos (SuperDir), Cláudio Nascimento, e mais de 20 delegados participarão de um café da manhã na sede da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro (Rua da Relação, 42 – Salão Nobre).

No encontro, a Polícia Civil reforçará para o seu efetivo as orientações do plano de policiamento preventivo e especializado para a comunidade LGBT no carnaval, reafirmando o seu compromisso com o Programa Estadual Rio Sem Homofobia. 

Os delegados também poderão conhecer detalhes sobre os serviços do programa – Disque Cidadania LGBT 0800 0234567 e Centros de Referência da Cidadania LGBT – que nos dias de festejos funcionarão em um esquema de plantão.

O policiamento preventivo e especializado é fruto da parceria entre o Programa Rio Sem Homofobia/Superintendência de Direitos Individuais, Coletivos e Difusos da Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos e Polícia Civil, além das Subsecretarias de Educação, Valorização e Prevenção e de Planejamento e Integração Operacional, da Secretaria de Estado de Segurança (SESEG), e Polícia Militar. 

A operação se estenderá até o dia 21 de fevereiro em todo o estado, especialmente nos eventos com maior apelo para a comunidade LGBT, como Rio de Janeiro, Cabo Frio, Arraial do Cabo, São Pedro da Aldeia, Nova Iguaçu, Belford Roxo, Caxias, Maricá, Niterói e Macaé.

No carnaval, os serviços do Programa Estadual Rio Sem Homofobia funcionarão em esquema de plantão. Os quatro Centros de Referência da Cidadania LGBT ficarão alocados na sede da SuperDir, na Central do Brasil (Praça Cristiano Otoni, s/nº. – 7º andar), atendendo às demandas de todo o estado, todos os dias de festa, das 9h às 18h. O Disque Cidadania LGBT 0800 0234567 seguirá operando 24h, atendendo a denúncias e orientando a população sobre os direitos de gays, lésbicas, bissexuais, travestis e transexuais.