IAB e Marinha lançam concurso para reconstrução da Estação Antártica
O Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) e a Marinha do Brasil vão lançar, nesta terça-feira (22), o Concurso Estação Antártica Comandante Ferraz, que irá selecionar o melhor projeto para as instalações da Estação científica brasileira na Antártica.
O evento será realizado na sede do IAB, no Rio de Janeiro, às 11h. Foram convidados os representantes do IAB; da Marinha do Brasil, dos Ministérios da Defesa; da Ciência, Tecnologia e Inovação; do Meio Ambiente; parlamentares à frente do Programa Antártico Brasileiro (PROANTAR), empresas privadas que cooperam com o Programa, dentre outras autoridades.
O concurso será aberto à participação de arquitetos brasileiros e estrangeiros associados a escritórios brasileiros. O caráter internacional do concurso tem como objetivo promover intercâmbio de conhecimento entre profissionais de diversos países e estimular a inovação tecnológica.
Além disso, para que a estação incorpore todos os requisitos técnicos e ambientais, será exigida a formação de uma equipe multidisciplinar constituída por diversos especialistas, sob a coordenação do arquiteto responsável pela elaboração do projeto.
Com o suporte da Frente Parlamentar de Apoio ao Programa Antártico, o concurso envolverá, além dos ministérios do Meio Ambiente; da Ciência, Tecnologia e Inovação; e da Marinha do Brasil, departamentos e diversas instituições de ensino e pesquisa também engajadas no plano de reconstrução da estação, destruída por um incêndio.
