Jornal do Brasil

Quinta-feira, 23 de Maio de 2013

Rio

Zeca Pagodinho sobre Xerém: "Dá nojo de político, dá nojo desta gente bandida"

Cantor correu para o bairro quando soube da tragédia e ajudou seus vizinhos 

Jornal do Brasil

Morador de Xerém, distrito de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense durante 20 anos, o cantor e compositor Zeca Pagodinho esteve na região afetada na manhã desta quinta-feira (3) para visitar seu sítio, que fica muito próximo da região do Café Torrado (a mais afetada de Xerém) e para ajudar amigos de longa data.

Usando um quadriciclo motorizado, o cantor passou o dia circulando pelas ruas enlameadas e ajudando seus vizinhos atingidos pelas chuvas. Ao dar entrevistas ás equipes de televisão, não escondia sua comoção com o que estava acontecendo aos moradores do distrito. Em certo momento, seu desabafo foi forte:

"É muito ruim ver Xerém assim", disse o sambista em entrevista à TV Bandeirantes. "Tem muita gente pobre, muita gente sofredora e tem o lixo para infernizar mais ainda a vida. Eu tenho carro, mas tem gente que não tem. O único caminho que sobrou (depois dos deslizamentos de terra) é lixo puro. Dá nojo de político, dá nojo desta gente bandida", disse ele numa clara referência à irregularidade na coleta de lixo . 

Logo após chegar em seu sítio em Xerém na manhã desta quinta (3) e se deparar com o cenário de destruição, Pagodinho passou a divulgar na rede social Facebook uma campanha para angariar donativos.

>> Dono de sítio em Xerém, Zeca Pagodinho se comove com drama de moradores

>> Governo federal vai liberar até R$ 35 milhões para Xerém, distrito de Caxias

>> Calamidade pública em Xerém que já tem um morto e mil desalojados

>> Chuva forte causa problemas em vários municípios do Rio de Janeiro

Acompanhado da filha, Zeca Pagodinho percorreu ruas de Xerem para ajudar moradores
Acompanhado da filha, Zeca Pagodinho percorreu ruas de Xerem para ajudar moradores

A principal delas, criada por Clarisse Miranda Gomes, pede que a população doe alimentos não perecíveis, remédios, roupas, brinquedos e muita água. Um trecho da postagem, no entanto, chama a atenção dos internautas.

"Não quero entregar no Corpo de Bombeiros nem no Exército da Salvação, prefiro fazer uma entrega pessoal!", diz a mensagem.

No final do dia, na sua página do Facebook ele dava dicas de como ajudar aos vizinhos atingidos:

"O Museu Ciência e Vida lançou nesta quinta-feira (03/01) uma campanha de donativos para as vítimas da chuva do município de Duque de Caxias. A forte chuva que atingiu o estado do Rio de Janeiro entre a noite de ontem e a madrugada desta quinta-feira causou muitos problemas em diversos bairros de Duque de Caxias. Até o momento, estima-se que mais de 200 pessoas já se encontram desabrigadas. Pedimos a todos que possam contribuir com água potável, material de limpeza, higiene pessoal, primeiros socorros, roupas, alimentos não perecíveis, entre outros. Todo esse material é necessário e será bem-vindo. Para mais informações: Fale Conosco ou por telefone: 2671-7797. O museu fica na Rua Aílton da Costa, s/n - Bairro 25 de Agosto - em Duque de Caxias. O horário de funcionamento é: de terça a sábado, das 9h às 17h e domingo e feriados, das 13h às 17h".

Tags: baixada, caxias, chuva, Fluminense, lixo, rios, Temporal, transbordamento, Xerém, zeca pagodinho

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.