Como o Filé Carioca, Multi Market usava gás em botijão
Crea critica falta de manutenção nos estabelecimentos comerciais
A explosão desta quarta-feira(31)no supermercado Multi Market, no Irajá, Zona Norte, se assemelha ao incidente no restaurante Filé Carioca, na Praça Tiradentes. No dia 13 de outubro de 2001 um vazamento de gás causou uma grande explosão que terminou com a morte de três funcionários e um pedestre que passava no local, além de ferir 16 pessoas, no Centro do Rio.
>> Explosão de gás deixa sete feridos em supermercado
O restaurante Filé Carioca funcionava desde sua abertura, em 2008, com alvará provisório e fazia uso ilegal de cilindros de gás. Em comum, os dois estabelecimentos utilizavam gás em botijões. Para o coordenador do Conselho de Análises e Prevenção de Acidentes do Crea, Luiz Antonio Cosenza, a utilização de gás encanado pode oferecer mais segurança porque geralmente dispensa adaptações. Ele afirma, no entanto, que a despreocupação com a manutenção é a grande causa de acidentes.

“Tradicionalmente o Brasil peca na questão da manutenção. A tragédia com o bonde em Santa Teresa, o apagão no Engenhão, todos têm em comum a falta de manutenção. O gás encanado possui algumas vantagens, mas os dois são seguros com boa instalação”, afirma.
Cosenza diz que é cedo para apontar as causas, mas afirma que é preciso verificar se as instalações de gás eram adequadas.
“É preciso ver se existia ventilação adequada. Assim, no caso de vazamento o gás vai para a atmosfera. O ideal para gás é tubulação aparente, pois facilita verificar se está tudo em boas condições. Infelizmente as pessoas não têm essa preocupação”, adverte.O gestor do Multi Market, André Portes, disse que vistorias eram feitas semanalmente no supermercado. "Vim aqui ontem e não senti cheiro de gás algum", declarou.
Supermercado pode ser indiciado
O delegado titular da 27ª DP (Vicente de Carvalho), José Otílio, vai esperar o laudo dos bombeiros para fazer qualquer afirmação. Ele chamou a atenção, porém, para o estado dos botijões, totalmente danificados e queimados após a explosão:
"A explosão realmente ocorreu na padaria. Vamos analisar o estado dos botijões, mas só com uma perícia técnica do Instituto de Criminalística Carlos Éboli(ICCE) poderemos averiguar o que realmente ocorreu", explicou Otílio.
Segundo Otílio, o laudo do ICCE deve sair em até 30 dias. Caso a análise comprove envolvimento direto do Multi Market, ressaltou o delegado, o supermercado pode ser indiciado por lesão corporal culposa.
