ASSINE
search button

Protesto contra fechamento da Refinaria de Manguinhos fechou a Avenida Brasil

Compartilhar

Cerca de 200 funcionários da Refinaria de Manguinhos fizeram na manhã desta quinta-feira um protesto que fechou a Avenida Brasil, no sentido Centro. A manifestação aconteceu após o anúncio da desapropriação da refinaria, feito no domingo pelo governador Sérgio Cabral.

Após a ocupação do Complexo de Manguinhos, sempre com apoio das forças de segurança, o governador avisou que iria revitalizar a região, retomando indústrias e desapropriando terrenos para a construção de 9 mil moradias nos próximos anos. 

A desapropriação da refinaria foi publicada na terça-feira no Diário Oficial do Estado do Rio de Janeiro. Segundo Cabral, a refinaria funciona apenas como depósito de etanol e, de acordo com a secretaria de Fazenda do Estado, tem arrecadação irrisória.

Com faixas, apitos e narizes de palhaço, os funcionários seguem dentro da refinaria, reivindicando que o governo volte atrás na decisão. Por causa do protesto, a Avenida Brasil teve trânsito parcialmente interditado por uma hora, mas o tráfego acabou sendo liberado em seguida.