Jornal do Brasil

Sábado, 20 de Dezembro de 2014

Rio

Pré-matrícula na rede estadual terá início no dia 15 de outubro

Jornal do Brasil

A Secretaria de Educação realiza, de 15 de outubro a 30 de novembro, a pré-matrícula para o 6º ano do Ensino Fundamental regular e a Fase VI do Ensino Fundamental da Educação de Jovens e Adultos; as 1as séries do Ensino Médio regular, do Ensino Médio Inovador e do Ensino Médio Normal (Formação de Professores); para o Módulo I da Nova Educação de Jovens e Adultos (EJA); o Projeto Autonomia – Ensino Fundamental e Médio; e o Ensino Médio Integrado nas seguintes unidades escolares: Colégio Estadual Agrícola Almirante Ernani do Amaral Peixoto, Centro Familiar de Formação por Alternância Colégio Estadual Agrícola Rei Alberto I, Colégio Estadual Dom Pedro II e Colégio Estadual Infante Dom Henrique. As inscrições deverão ser feitas pelo site www.matriculafacil.rj.gov.br .

Poderão participar candidatos oriundos da rede pública (Federal, Estadual e Municipal) e privada, bem como os que desejam retornar à vida escolar. Somente poderão ser matriculados no Ensino Fundamental para Jovens e Adultos os alunos com idade mínima de 15 (quinze) anos completos ou a completar até 31/01/2013; e no Ensino Médio para Jovens e Adultos, os alunos com idade mínima de 18 (dezoito) anos completos ou a completar até 31/01/2013. Para o Ensino Médio regular, o candidato deverá ter idade máxima de 20 anos. Já para o Projeto Autonomia, o candidato deverá ter entre 17 e 20 anos para o Ensino Médio, e entre 13 e 17 anos para os anos finais do Ensino Fundamental.

A partir do dia 20 de dezembro de 2012, o resultado da pré-matrícula será divulgado no site www.matriculafacil.rj.gov.br e por e-mail e SMS, desde que devidamente cadastrado no momento da inscrição.

Renovação de matrícula

O período de renovação da matrícula dos alunos das unidades escolares vinculadas à Secretaria de Educação que desejam permanecer na atual unidade escolar no ano letivo de 2013 será de 26 de novembro a 28 de dezembro de 2012.

O candidato que deseja se matricular nas demais séries oferecidas pela rede estadual precisa procurar diretamente a unidade escolar desejada, no período de 11 de janeiro até 01 de fevereiro de 2013. Se houver vaga, basta matricular-se, levando a documentação necessária.

Nova EJA

A nova política de Educação de Jovens e Adultos tem como objetivo proporcionar a conclusão dos estudos de alunos com idade elevada em menos tempo. A idade mínima para a matrícula é 18 anos, sem limite máximo de idade.

Atualmente, a Educação de Jovens e Adultos (EJA) é oferecida para 346 escolas, beneficiando 56 mil estudantes. Em 2013, mais 157 unidades escolares receberão o programa. Ao todo, 503 escolas da rede estadual irão oferecer o novo método de ensino. A expectativa é que, ao final de 2014, 150 mil alunos tenham participado do programa.

O projeto foi elaborado em parceria com Fundação Centro de Ciências e Educação Superior à Distância do Estado do Rio de Janeiro (Cecierj) e será implantada a partir de 2013 em todas as escolas que ofertam EJA no Ensino Médio. O curso tem duração de dois anos, com uma carga horária de três horas e 20 minutos por dia.

Na Nova EJA, dois módulos terão disciplinas com ênfase nas áreas de Humanas e dois com ênfase nas disciplinas de Ciências da Natureza. Cada módulo terá o mínimo de cinco disciplinas e o máximo de sete. Em todos os módulos, o aluno terá Língua Portuguesa e Matemática.

A metodologia e currículo utilizados são específicos para jovens e adultos, com material didático próprio e recursos multimídia em sala de aula.

Informações necessárias para a pré-matrícula na rede estadual de ensino:

No ato da inscrição na pré-matrícula, os interessados deverão fornecer as seguintes informações: nome completo do candidato; data de nascimento; sexo; estado civil; nacionalidade; naturalidade; endereço completo, inclusive o CEP; telefone fixo e móvel, se possuir; endereço eletrônico, se possuir; número da carteira de identidade do candidato, se possuir, e órgão expedidor; CPF do próprio, se possuir; nome da mãe e do pai ou responsável legal; CPF do responsável; certidão de nascimento ou casamento; declarar se é pessoa com deficiência; em caso de estar afastado da escola, informar o tempo de afastamento; série pretendida; cadastrar, no mínimo, duas opções de escolas, desde que escolha mais de um turno, em pelo menos uma unidade escolar; e escolher o(s) turno(s) em que deseja ser matriculado.

Programa Autonomia 

Para a superintendente de Planejamento de Integração de Redes, Anna Paula Velasco, um dos destaques deste ano é a entrada do programa Autonomia na matrícula informatizada.

- Antes a matrícula era feita diretamente na escola, que só dimensionava suas turmas depois que a matrícula terminava. O programa Autonomia tem uma metodologia diferenciada, com material didático específico. Esses alunos que optam por essa modalidade de estudo concluem tanto o Ensino Fundamental quanto o Ensino Médio em menos tempo – explicou a superintendente.

A ordem da inscrição efetuada na internet não será considerada na alocação do aluno, prevalecendo os critérios determinados pela Secretaria de Educação. A distribuição de vagas será feita observando-se a disponibilidade física de cada unidade escolar, o tipo de atendimento prestado por cada escola e considerando também os seguintes critérios: preferência à pessoa com deficiência, conforme estabelecido no art. 54, III do Estatuto da Criança e do Adolescente; preferência para crianças e adolescentes até 18 anos incompletos, conforme previsto no art. 227 da Constituição Federal; permanência na Rede Pública de Ensino; proximidade da residência, conforme estabelece o art. 53, V do Estatuto da Criança e do Adolescente. Em caso de empate, a prioridade será para o aluno mais novo. 

Tags: de, educação, ensino, janeiro, Rio

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.