ASSINE
search button

Complexo do Alemão ganha biblioteca com acervo de 1.200 livros

Compartilhar

Moradores do Complexo do Alemão ganharam, nesta quinta-feira (04), uma biblioteca com 1.200 livros, revistas e gibis doados pela Academia Brasileira de Letras. Os frequentadores também terão acesso a oito computadores, poderão assistir filmes, ouvir CDs e participar de oficinas. O espaço é a 11ª Indústria do Conhecimento instalada em comunidades pacificadas pelo Sistema Firjan.

Treinador de uma escolinha de futebol na comunidade, Dimas Lemos, de 37 anos, levou as filhas e alguns alunos para desfrutar do espaço. Segundo ele, a concretização da promessa de uma biblioteca no Alemão era ansiada há muito tempo.

"Muitas coisas boas estão chegando, mas ainda faltava um espaço como esse. Pedi para meus alunos estarem aqui porque precisam entender que a leitura abre a mente, traz conhecimento e ajuda a se expressar melhor", afirma Dimas.

Contrariando a maioria dos adolescentes de sua idade, Diana Eugênio de Lemos, de 13 anos, prefere estar em meio aos livros a ficar no computador. "Eu gosto muito de ler, principalmente aventura e romance. Uma professora me incentivou e passei a me perder em meio aos livros da escola. Não gosto de ficar na rua ou computador. Prefiro ler", anima-se a menina, ao folhear uma das obras do acervo.

Durante a inauguração, o vice-presidente do Sistema Firjan, Carlos Mariani Bittencourt, destacou a importância da Indústria do Conhecimento no incentivo à prática da leitura e pesquisa. "A oferta de leitura através de uma biblioteca como esta é fundamental para promover a cidadania", disse Carlos Mariani.

Apesar do acesso liberado à internet, os visitantes não poderão acessar redes sociais. A auxiliar de biblioteca Regina Amélia Lima, moradora do Alemão há 20 anos, explica que o espaço tem o objetivo de estimular o acesso à informação através de diversas mídias.

"A ideia é que eles utilizem o computador para fazer pesquisas e adquirir conhecimento. Por isso, redes sociais estão bloqueadas e os jogos serão educativos também. Teremos oficinas e, futuramente, queremos fazer passeios com as crianças em pontos turísticos do Rio porque muitos nunca saíram daqui", adianta Regina.

Os livros, DVDs e CDs não podem ser retirados do espaço. A biblioteca fica dentro da Estação Palmeiras do teleférico e ficará aberta de terça-feira a sábado, das 10h às 19h. A entrada é gratuita.