ASSINE
search button

Fiocruz lança pedra fundamental de novo Centro de Documentação

Compartilhar

Projetado para abrigar documentos, fotografias, livros raros, registros sonoros e audiovisuais, reunindo conjunto documental significativo sobre a história da saúde no país desde o século 19, o Centro de Documentação e História da Saúde (CDHS) terá sua pedra fundamental lançada no campus da Fiocruz, em Maguinhos. A solenidade de lançamento está marcada para o dia 3 de outubro, às 10h30, e inclui uma exposição em homenagem ao sanitarista Carlos Gentile de Mello (1918-1982), que doou seus arquivos à Casa de Oswaldo Cruz (COC), unidade técnico-científica da Fiocruz. 

Dividido em cinco pavimentos, o edifício terá 3.515m² de área construída, sendo 2.000m² destinados à guarda do acervo e para atividades de ensino, estudo e pesquisa, e sua conclusão está prevista para o final de 2014.

O projeto adotou critérios de sustentabilidade ambiental contribuindo para a política de desenvolvimento sustentável da instituição, para a implementação de economia de energia e sustentabilidade contribuindo para o conforto dos usuários e a preservação do meio ambiente. Essa preocupação ajudou o projeto - elaborado pelos arquitetos Cristiane Cabreira e Alexandre Pessoa - a ganhar o certificado do Programa Nacional de Eficiência Energética em Edificações (Procel Edifica), emitido pelo Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia), tornando-se o primeiro a atingir nota máxima no processo de análise, concluído em novembro do ano passado.

O espaço vai guardar cerca de 80 mil documentos que retratam os processos políticos, sociais e culturais da saúde no Brasil. Entre os arquivos a serem transferidos para a nova casa, estão os dos sanitaristas Oswaldo Cruz e Carlos Chagas, reconhecidos pela Unesco como acervos de relevância para a história da humanidade, bem como o conjunto de cerca de 8 mil negativos de vidro do fundo Instituto Oswaldo Cruz, que acaba de ser incluído também no Programa Memória do Mundo daquele organismo das Nações Unidas.

O edifício vai acolher equipes de pesquisa, de gestão e tecnologias da informação, e de tratamento do acervo, abrigando ainda um laboratório de fotografia digital, outro de conservação de documentos da COC e um Centro de Digitalização Tridimensional de Acervos da Fiocruz.