Interrupção no serviço das barcas causa confusão e muitas filas na Praça XV
Quem tentou embarcar para Niterói na noite desta terça-feira (25) enfrentou confusão e muita espera na Praça XV, no centro do Rio. Testemunhas que estavam no local afirmaram que os problemas começaram as 19h e, por volta das 20h, as filas já chegavam ao mergulhão, no final do praça.
Algumas pessoas esperavam há mais de 1 hora por uma composição. "Estou aqui há uma hora e só vi 2 barcas saindo", afirmou um dos passageiros.
Depois de muita espera, e na chuva, algumas pessoas se revoltaram e ameaçaram pular as grades, informou uma testemunha. Até as 21h, nenhum agente da concessionária CCR Barcas, responsável pelo transporte, havia explicado o motivo do problema para os que aguardavam na fila, disse uma pessoa ao JB. Confira o vídeo feito por um usuário no momento da confusão:
A situação começou a ser normalizada somente no final da noite, quando policiais militares foram acionados e o embarque voltou a ser realizado. A CCR Barcas divulgou nota à imprensa às 21h30, afirmando que uma confusão com passageiros no final da tarde foi o motivo dos problemas.
Confira a nota abaixo:
"A concessionária CCR Barcas informa que, na noite desta terça-feira (25/9), ao ser liberado o embarque para a viagem das 18h40 na linha Praça XV-Cocotá (Ilha do Governador), cerca de 200 passageiros se recusaram a embarcar, invadindo embarcação que aguardava para operar em outra linha.
Com o objetivo de garantir a segurança dos usuários e evitar novos tumultos, a concessionária foi obrigada a suspender, temporariamente, a operação na linha Praça XV-Praça Arariboia, das 18h40 às 19h20, o que gerou filas de acesso à estação Praça XV. A Polícia Militar enviou cerca de 30 homens para o local.
A concessionária CCR Barcas informa que está adotando medidas para melhorar o sistema de transporte aquaviário na Baía de Guanabara. Conforme divulgado recentemente, duas novas embarcações se juntarão à frota até dezembro de 2012, ampliando em 1.600 a oferta de lugares atendidos durante o horário de pico e garantindo melhores serviços para os usuários. Esse é o compromisso da empresa desde que foi adquirida pelo Grupo CCR, uma das maiores empresas de concessões de infraestrutura da América Latina".
