Jornal do Brasil

Quarta-feira, 30 de Julho de 2014

Rio

Maracanã inicia processo de instalação da nova cobertura

Jornal do Brasil

Foi iniciado esta semana o processo de instalação dos cabos de aço que vão sustentar a nova cobertura do Maracanã, que será içada em novembro. Os andaimes para apoiar os cabos já começaram a ser montados. Os cabos ficarão apoiados na arquibancada para, em seguida, serem erguidos, todos ao mesmo tempo, por 120 macacos hidráulicos. Os cabos, que têm 20 mil metros de comprimento, já estão na obra. 

Confeccionada em fibra de vidro e teflon, a nova cobertura terá 68,4 metros de comprimento e vai cobrir 76 mil dos 79 mil assentos do novo estádio. A antiga cobertura tinha 30 metros. A lona terá flexibilidade plena para instalação de equipamentos, como os quatro telões de 100 metros quadrados. O equipamento será estendido com a ajuda de um grupo de alpinistas e o apoio de guindastes. O procedimento é uma novidade no mercado da construção civil nacional.

"A futura cobertura terá estrutura em lona tensionada, confeccionada em fibra de vidro translúcida, não aderente e autolimpante. A estrutura tem durabilidade de 50 anos e oferece condições de luz mais uniformes e flexibilidade plena para instalação de equipamentos", afirmou o presidente da Empresa de Obras Públicas do Rio de Janeiro, Ícaro Moreno. 

No campo, a demarcação do gramado começou a tomar forma. A terraplanagem e o nivelamento do campo também começaram. A drenagem dos setores leste e sul estão em processo de finalização. Já nos setores oeste e norte, houve grande avanço. Nos próximos dias, terá início a drenagem do meio do campo. 

A reforma do Maracanã será concluída em fevereiro de 2013 pela Secretaria estadual de Obras, por intermédio da Empresa de Obras Públicas do Estado (Emop), e executada pelo Consórcio Rio Maracanã 2014.

Tags: conclusão, estádio, obra, reforma, teto

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.