ASSINE
search button

Esclarecimento gratuito sobre câncer de mama

Campanha, da SBM e CCR, vai de quarta a sexta-feira na Estação Praça XV

Compartilhar

Na ação preventiva organizada pela Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM), em parceria com a CCR Barcas, o objetivo é levar o conhecimento sobre a doença e as formas de prevenção para mais de 100 mil pessoas que passam diariamente pela Praça XV. 

Um agente de saúde esclarecerá as principais dúvidas sobre a doença e serão distribuídos materiais informativos sobre as mais diferentes doenças das mamas, como identificá-las, a importância da mamografia, do auto-exame e da consulta com um mastologista, que é o médico especializado no assunto.

O atendimento gratuito gratuito ao público acontece de quarta-feira (22) a sexta-feira (24), na estação Praça XV – Linhas Niterói, Charitas, Cocotá e Paquetá. O presidente da SBM, Dr. Carlos Alberto Ruiz, aproveita para ressaltar a importância do diagnóstico precoce na busca pela cura,em torno de 95% quando a doença é detectada logo no início. “É preciso chamar a atenção também para a necessidade da realização periódica da mamografia a partir dos 40 anos, por ser o exame mais preciso até mesmo que o autoexame, que é eficiente, porém só localiza algo quando já há tumores desenvolvidos”, esclarece Ruiz.

Para 2012, a expectativa é de detecção de 52 mil novos casos de câncer, segundo levantamento do Instituto Nacional do Câncer (Inca). O Instituto estima ainda que 11 mil mulheres morram em decorrência da doença a cada ano no Brasil, o que representa 2,5% das mortes femininas no país.

Nos três dias da ação, a SBM apresentará ainda a sua campanha de prevenção chamada “Eu amo meus peitos”, com objetivo de chamar a atenção da mulher para a importância de cuidar dos seus seios, mostrando que ela não precisa ter vergonha disso. Mulheres comuns são as estrelas da campanha, que já acontece há 12 anos. Para estimular o engajamento, um hotsite publicará fotos de peitos produzidas por internautas anônimas. A fanpage no Facebook e o canal no Twitter veicularão notícias sobre o câncer de mama e servirão de meio de comunicação para a população tirar dúvidas.