ASSINE
search button

Descaso antigo com shoppings na Tijuca

Matérias do JB demonstram que a falta de cuidado é uma herança de 40 anos

Compartilhar

O caso do Off Shopping Tijuca, cuja evacuação foi ordenada pela Justiça diante do risco de desabamento devido a uma obra ilegal, é mais um capítulo de uma velha história de abandono do complexo comercial em um espaço nobre da Zona Norte do Rio. A novela se arrasta há quatro décadas.

Em 1971, a Imobiliária Nova York, do empresário Sylvio Magalhães e de seu irmão, comprada pelo Grupo Lume, começou a construir o empreendimento na esquina da rua Barão de Mesquita com a Avenida Maracanã. Seria o Rio Shopping Center.

Cinco anos depois, o Banco Central interviu no grupo e a obra ficou inacabada, embargada na justiça. Comerciantes e futuros moradores dos prédios residenciais, que pagaram pelos imóveis, ficaram a ver navios. Ninguém conseguiu ver o empreendimento ficar pronto. 

As obras no empreendimento só foram retomadas na década de 80, coincidindo com a chegada do metrô à Tijuca. Na ocasião ainda se falava no Rio Shopping Center, com inauguração prevista para 1983. Era indícios do retorno de um grande investimento na região. Segundo o Jornal do Brasil noticiou na ocasião( página 14), tratava-se de um dos mais moderno shopping da América do Sul, com 336 apartamentos, 228 lojas e 210 salas comerciais. Mas, permanecia indefinida a situação dos quatro prédios residenciais acima do novo shopping.

Quatro anos depois, em 1987, uma nova reportagem mostrava o descaso nas instalações do Rio Shopping Center: infiltrações no teto, vigas expostas, capim crescendo no pátio e até uma amendoeira cuja copa havia invadido o terraço eram claros sinais da má conservação do estabelecimento. Naquele ano, Sebastião Vieira de Andrade, empresário e um dos condôminos que haviam adquirido imóveis no prédio anos antes, reuniu cerca de 300 pessoas para lutar pelo direito de utilizar os apartamentos e lojas. Sebastião dizia na matéria que, caso não conseguisse encontrar empresas que aceitassem financiar a recuperação do prédio até setembro, ele e os outros condôminos terminariam as obras pelos próprios meios. 

Como o tempo tratou de mostrar, o esforço de Sebastião não foi em vão. A partir de sua a iniciativa os dois shoppings foram concluídos. Ainda nos anos 80 surgiu o Tijuca Off Shopping, com os seus prédios residenciais, apesar de muitos dos imóveis não estarem ocupados, situação que permanece - cerca de 100 apartamentos continuam vazios. Em 1996, finalmente surgiu o Shopping Tijuca e suas três torres de salas comerciais.