Jornal do Brasil

Sexta-feira, 24 de Outubro de 2014

Rio

UPP da Nova Brasília lança Programa de Proximidade, com aulas para moradores

Jornal do Brasil

A Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) Nova Brasília, no Complexo do Alemão, lançou neste sábado (21) o módulo de educação esportiva do “Programa de Proximidade”. A iniciativa pioneira nas UPPs do Complexo do Alemão levará para os moradores da comunidade, além do esporte, módulos de educação jurídica, cívica e ambiental.

Durante a cerimônia de abertura do programa, todas as modalidades esportivas foram apresentadas no local com o objetivo de atrair novos alunos. A princípio, os moradores contarão com aulas de futebol, ginástica para a 3ª idade e lutas (Capoeira, Muay Thai e Boxe Chinês). As atividades serão ministradas por policiais da UPP, formados em Educação Física, que utilizarão os dias de folga para dar aulas voluntariamente.

Segundo o comandante da UPP Nova Brasília, capitão Marcio Rodrigues, o programa pretende atender, inicialmente, pelo menos 300 moradores, que, além das aulas de esportes, receberão orientações por meio de palestras, também, ministradas por policiais da UPP, sob supervisão dele.

- Os demais módulos de educação serão feitos através de palestras. Vamos orientar a população sobre abordagem policial e Lei Maria da Penha. A ideia é criar oportunidades de aproximação com orientações e esclarecimentos - ressaltou o capitão Rodrigues.

Durante o módulo de educação cívica, as crianças vão receber noções patrióticas, sobre a história da comunidade e orientações de comportamento durante a execução do Hino Nacional.

Já no módulo ambiental, a comunidade fará mutirões de limpeza, reciclagem e reflorestamento de encostas.

- Nesse primeiro momento estamos focados na prática esportiva e captação de alunos para as atividades. Depois, iniciaremos as palestras, que poderão contar com a presença de convidados e especialistas - explica o capitão.

Aulas em dias e horários variados

As aulas serão ministradas sempre em dias e horários alternados para ampliar a disponibilidade dos alunos. A ginástica da 3ª idade acontecerá as 2ª, 4ª e 6ª feiras, sempre pelas manhãs, às 7h. Já as aulas de futebol e lutas acontecerão no final da tarde a partir das 17h, em dias alternados, de acordo com as folgas dos policiais professores.

Tags: aulas, comunidades, Governo, pacificadas, Rio

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.