Jornal do Brasil

Sexta-feira, 18 de Abril de 2014

Rio

Voluntários participam de recuperação de trilhas no Parque da Tijuca 

Agência Brasil

Rio de Janeiro – Um grupo de voluntários ajudou hoje (14) a instalar degraus e drenos em uma das trilhas mais desafiadoras do Parque Nacional da Tijuca, na cidade do Rio de Janeiro, a Pedra da Gávea.

Cerca de 20 pessoas, com apoio de equipe do Instituto Estadual do Ambiente, recuperam um trecho de uma trilha de 800 metros, que estava danificada por ação do tempo. Além de instalar os degraus, refizeram a sinalização que indica o caminho para o cume, a 842 metros de altitude.

"Por causa das fortes chuvas, a sinalização vai se deteriorando. A água causa muita erosão na trilha e é preciso muita manutenção", disse o coordenador do mutirão, Lucio Palma, preocupado com a segurança dos usuários, que podem chegar a 200 por dia nos finais de semana, em média.

Com a participação ficou abaixo do esperado, a equipe vai retomar o trabalho durante a semana, com equipes do próprio parque e de órgãos ambientais. É preciso instalar, ao todo, mais de 140 degraus, dos quais cerca de 50 foram fixados neste sábado.

Um dos cartões-postais do Rio, a Pedra da Gávea é um bloco monolítico usada como referência para a navegação durante o século 19. Hoje é um ícone da prática do montanhismo no estado, por suas trilhas íngremes em encostas rochosas.

Interessados em se tornar voluntários do Parque Nacional da Tijuca e da Pedra da Gávea podem escrever ume-mail para voluntarios.pnt@gmail.com.

Tags: da, floresta, nacional, parque, Tijuca, trilhas

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.